Estudo de dois mapas do geógrafo Robert de Vaugondy relativos ao Reino de Portugal do Século XVIII (1751)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2013v34n1p69Palavras-chave:
Robert de Vaugondy, Nicolas Sanson, Pierre Mortier, Cartografia. Divisão administrativa, Contrafação de mapas, Atlas Nouveau.Resumo
Analisamos dois mapas alusivos ao reino de Portugal, datados de 1751, publicados em Paris e assinados pelo geógrafo Robert de Vaugondy, a saber: Partie Septentrionale du Royaume de Portugal, par le Sr. Robert, Geographe ordinaire du Roy. Avec Privilege. 1751. e Partie Meridionale du Royaume de Portugal, par le Sr. Robert, Geographe ordinaire du Roy. Avec Privilege. 1751., com o objetivo de propor uma explicação para as divisões administrativas cartografadas. Como suporte ao objeto do trabalho, caracterizamos de forma concisa a evolução dos limites administrativos do reino de Portugal, desde a sua formação até a atualidade, e abordamos a vida e obra de Robert de Vaugondy. Concluímos ser o mais consentâneo com a lógica representarem divisões eclesiásticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.