Contribuições Arquivísticas à Tomada de Decisão nas Instituições Contemporâneas

Autores

  • Paulo Kiyoshi Nishitani Caixa Econômica Federal
  • Nádina Aparecida Moreno Universidade Estadual de Londrina
  • Rosane Suely Alvares Lunardelli Universidade Estadual de Londrina
  • Neila Célia Soares Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n2p117

Palavras-chave:

Gestão Documental, Tomada de Decisão, Arquivologia, Gestão de Documentos

Resumo

O processo decisório, a tomada de decisão nos mais variados segmentos  institucionais depende, entre outros fatores, do acesso as informações relevantes e em tempo hábil. Manter as informações e os documentos organizados, recursos humanos capacitados, espaço físico e equipamentos adequados, tornam possíveis o eficiente e eficaz acesso à documentação. De acordo com esse cenário, é proposta desse estudo, evidenciar a necessidade e importância da implantação do processo de Gestão Documental nesses contextos. Considerado procedimento característico da práxis arquivística, a Gestão Documental engloba atividades relativas à produção documental, ressaltando critérios para sua elaboração; a utilização, na qual se dá o mapeamento do fluxo a ser percorrido pelos documentos e a ultima etapa, a destinação, fase em que os documentos são analisados, selecionados e indicados para a guarda permanente ou descarte.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Kiyoshi Nishitani, Caixa Econômica Federal

Mestrando no programa de Mestrado Profissional em Gestão da Informação do Depto de Ciência da Informação -UEL

Nádina Aparecida Moreno, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciência da Informação pela UFMG, atualmente é Reitora da Universidade Estadual de Londrina

Rosane Suely Alvares Lunardelli, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Biblioteconomia, mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professor Adjunto e Vice Chefe do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Pesquisadora e líder do grupo de pesquisa: Processos e produtos de análise e síntese na representação da informação em áreas básicas de atendimento à comunidade. Membro do Conselho Federal de Biblioteconomia participa da comissão de criação do curso de Biblioteconomia, modalidade a distância. Ministra aulas nos cursos de graduação e especialização em Arquivologia e Biblioteconomia e no Mestrado Profissional em Gestão da Informação. Atua principalmente nos seguintes temas: Organização da Informação e do Conhecimento; Leitura Documentária, Análise Documentária; Incentivo à leitura; Linguagens verbais e não verbais; Metodologia da Pesquisa; Elaboração formal do trabalho científico; Materiais Didáticos e Ensino a Distância

Neila Célia Soares, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda no programa de Mestrado Profissional em Gestão da Informação do Depto de Ciência da Informação -UEL

Downloads

Publicado

13.12.2012

Como Citar

NISHITANI, P. K.; MORENO, N. A.; LUNARDELLI, R. S. A.; SOARES, N. C. Contribuições Arquivísticas à Tomada de Decisão nas Instituições Contemporâneas. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 117–126, 2012. DOI: 10.5433/1679-0383.2011v32n2p117. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/11687. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre