Avaliação da qualidade de produtos contendo Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek – Celastraceae (espinheira-santa) comercializados na cidade de Umuarama – PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2010v31n2p159Palavras-chave:
Maytenus ilicifolia, Cromatografia, Cinzas totais, Umidade, Catequinas, Epicatequinas.Resumo
A Maytenus ilicifolia Mart. Ex Reissek (espinheira-santa), pertencente à família Celastraceae, é usada popularmente para tratamento de gastrite e de úlcera gástrica. O presente estudo teve como objetivo a análise da qualidade de produtos comercializados na cidade de Umuarama/PR, contendo M. ilicifolia. Para tanto, foram adquiridas 31 amostras de ervanários, farmácias de manipulação e dispensação, e supermercados. As amostras se apresentaram das seguintes formas: 11 na forma de cápsulas, 14 na forma de folhas íntegras, duas na forma de sachês, uma na forma de pó e três na forma de extrato fluido. As amostras foram analisadas sob vários aspectos: avaliação das embalagens, determinação de umidade, teor de cinzas totais, avaliação da pureza e análises cromatográficas. Os resultados obtidos na determinação de umidade mostraram que apenas 10,7% das amostras apresentaram-se abaixo do valor permitido na determinação de água (máximo de 6%) e 67,8% das amostras atenderam o teor de cinzas totais (máximo de 8%). Os resultados da cromatografia em camada delgada (CCD) mostraram que apenas 29% das amostras foram identificadas como M. ilicifolia, pela presença de catequinas e epicatequinas. Mais de 50% das amostras analisadas apresentaram alto teor de impurezas. Concluindo, a maioria das amostras analisadas se mostrou inadequada ao consumo, seja pela presença de matéria orgânica estranha, teores de cinzas e umidade, além de as embalagens se apresentarem fora das especificações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.