Avaliação motora de crianças através do TGMD-3
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2022v43n1p87Palavras-chave:
Infância, Intervenção motora, Habilidade motoraResumo
O presente trabalho trata-se de um estudo realizado com 17 crianças com faixa etária entre 4 e 5 anos, todas matriculadas no Centro de Educação Infantil – campus da Universidade Estadual de Londrina (CEI-UEL), tendo como objetivo avaliar o desempenho motor dessas crianças através do TGMD-3, antes e após uma intervenção motora, realizada no CEI-UEL. A intervenção foi composta de 29 sessões de 60 minutos em que eram trabalhadas diferentes habilidades motoras, após a qual foi aplicado novamente o TGMD-3 para avaliar se a intervenção havia influenciado positivamente o desempenho das crianças da amostra. Nossos resultados mostraram que para a variável somatória das habilidades de locomoção e habilidades com bola foi apresentado um aumento na comparação do pré-teste para o pós-teste, porém somente nas habilidades de locomoção foi encontrada significância na melhora. Quanto ao percentil, nas habilidades com bola foi encontrado um desempenho inferior no pós-teste, mas sem que houvesse diferença significativa entre os resultados; já para as habilidades de locomoção foi encontrada uma melhora no pós-teste do percentil, mas sem diferença significativa em comparação ao pré-teste. Com relação ao escore não foi encontrada diferença significativa para as habilidades, porém nas habilidades de locomoção houve desempenho superior no pós-teste e nas habilidades com bola houve desempenho inferior. Como conclusão, podemos inferir que a intervenção motora foi positiva para a melhora do desempenho das crianças, mas não para todas as variáveis analisadas, demonstrando que a intervenção motora pode ser uma ferramenta benéfica para o desempenho motor de crianças.Downloads
Referências
Bardid F, Lenoir M, Huyben F, De Martelaer K, Seghers J, Goodway JD, et al. The effectiveness of a community-based fundamental motor skill intervention in children aged 3–8 years: Results of the “Multimove for Kids” project. J Sci Med Sport. 2017;20(2):184–9.
Braga RK, Krebs RJ, Valentini NC, Tkac CM. A influência de um programa de intervenção motora no desempenho das habilidades locomotoras de crianças com idade entre 6 e 7 anos. Rev da Educ Física/UEM. 2009;20(2):171–81.
Cohen J. Statistical power analysis for the behavioral sciences. 2 nd ed. New York: Academic Press; 1988.
Cooper H, Hedges LV, Valentine JC. Handbook of research synthesis and meta-analysis. 2nd ed. New York; 2009.
da Silva Sousa FC, Bandeira PFR, Valentini NC, da Silva Ramalho MH, Carvalhal MIM. Impacto de um programa social esportivo nas habilidades motoras de crianças de 7 a 10 anos de idade. Motricidade. 2016;12(1):69-75.
Dias IMG. Análise do teste TGMD-2 em crianças com deficiência mental. [trabalho de conclusão de curso]. Campinas:Universidade Estadual de Campinas; 2008.
Fotrousi F, Bagherly J, Ghasemi A. The compensatory impact of mini-basketball skills on the progress of fundamental movements in children. Procedia - Soc Behav Sci [Internet]. 2012 [cited 2021 Nov 12];46:5206–10. Available from: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1877042812021465
Gorla JI. Coordenação motora de portadores de deficiencia mental : avaliação e intervenção.[dissertação]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 2001.
Gorla JI. Desenvolvimento de equações generalizadas para estimativa da coordenação motora em crianças e adolescentes portadores de deficiência mental. [tese]. Campinas: UNICAMP; 2004.
Johnson JL, Rudisill ME, Hastie P, Wadsworth D, Strunk K, Venezia A, et al. Changes in fundamental motor-skill performance following a nine-month mastery motivational climate intervention. Res Q Exerc Sport. 2019 Dec;90(4):517-526. doi: 10.1080/02701367.2019.1628909
Lee J, Zhang T,Chu TL, Gu X. Effects of a need-supportive motor skill intervention on children’s motor skill competence and physical activity. Children. 2020;7(3):21.
Lobo LM. Educação física na educação infantil: influência de uma unidade de ensino de um programa de educação física no desenvolvimento motor dos alunos de uma escola de Educação Infantil do município de São Paulo.[tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2017.
Palmer KK, Chinn KM, Robinson LE. The effect of the CHAMP intervention on fundamental motor skills and outdoor physical activity in preschoolers. J Sport Heal Sci. 2019;8:98–105.
Palmer KK, Chinn KM, Scott- Andrews KQ, RobinsonLE. An intervention-related comparison ofpreschoolers’ scores on the TGMD-2 andTGMD-3. Perceptual and Motor Skills. 2021;128(4): 1354-1372.
Rodrigues D, Avigo EL, Leite MMV, Bussolin RA, Barela JA. Desenvolvimento motor e crescimento somático de crianças com diferentes contextos no ensino infantil. Motriz. 2013;19(3): 49-56.
Rosenthal R. Parametric measures of effect size. In: Cooper H, Hedges LV, Valentine JC, editors. The handbook of research synthesis and meta-analysis. 2 nd ed. New York: Russell Sage Foundation; 1994. p. 231-44.
Ulrich DA. TGMD-3: test of gross motor development. 3rd ed. Austin, Texas: Proed; 2019.
Valentini NC, Barbosa MLL, Cini GV, Pick RK, Spessato BC, Balbinotti MAA. Teste de desenvolvimento motor grosso: validade e consistência interna para uma população Gaúcha. Rev Bras Cineantropometria e Desempenho Hum. 2008;10(4):399-404.
Valentini NC. A influência de uma intervenção motora no desempenho motor e na percepção de competência de crianças com atrasos motores. Revista Paulista de Educação Física. 2002;16(1):61-75.
Van Keulen GE, Benda RN, Ugrinowitsch H, Velentini NC, Krebs RJ. Influence of an intervention using practices random and blocked in the performance of object control skills. J Phys Educ. 2016;27(1):1-11.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.