Avaliação motora de crianças através do TGMD-3

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2022v43n1p87

Palavras-chave:

Infância, Intervenção motora, Habilidade motora

Resumo

O presente trabalho trata-se de um estudo realizado com 17 crianças com faixa etária entre 4 e 5 anos, todas matriculadas no Centro de Educação Infantil – campus da Universidade Estadual de Londrina (CEI-UEL), tendo como objetivo avaliar o desempenho motor dessas crianças através do TGMD-3, antes e após uma intervenção motora, realizada no CEI-UEL. A intervenção foi composta de 29 sessões de 60 minutos em que eram trabalhadas diferentes habilidades motoras, após a qual foi aplicado novamente o TGMD-3 para avaliar se a intervenção havia influenciado positivamente o desempenho das crianças da amostra. Nossos resultados mostraram que para a variável somatória das habilidades de locomoção e habilidades com bola foi apresentado um aumento na comparação do pré-teste para o pós-teste, porém somente nas habilidades de locomoção foi encontrada significância na melhora. Quanto ao percentil, nas habilidades com bola foi encontrado um desempenho inferior no pós-teste, mas sem que houvesse diferença significativa entre os resultados; já para as habilidades de locomoção foi encontrada uma melhora no pós-teste do percentil, mas sem diferença significativa em comparação ao pré-teste. Com relação ao escore não foi encontrada diferença significativa para as habilidades, porém nas habilidades de locomoção houve desempenho superior no pós-teste e nas habilidades com bola houve desempenho inferior. Como conclusão, podemos inferir que a intervenção motora foi positiva para a melhora do desempenho das crianças, mas não para todas as variáveis analisadas, demonstrando que a intervenção motora pode ser uma ferramenta benéfica para o desempenho motor de crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda de Oliveira Duarte, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduanda em Educação Física (Bacharelado) na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná.

Luana Andrade Rogeri, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduanda em Educação Física (Bacharelado) na Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná.

Juliana Bayeux Dascal, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutorado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Rio Claro, São Paulo, Brasil. Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná

Referências

Altunsöz IH, Goodway JD. Skiping to motor competence: the influence of project successful kinesthetic instruction for preschoolers on motor competence of disadvantaged preschoolers. Physical Education and Sport Pedagogy. 2016;21(4):366-85.

Bardid F, Lenoir M, Huyben F, De Martelaer K, Seghers J, Goodway JD, et al. The effectiveness of a community-based fundamental motor skill intervention in children aged 3–8 years: Results of the “Multimove for Kids” project. J Sci Med Sport. 2017;20(2):184–9.

Braga RK, Krebs RJ, Valentini NC, Tkac CM. A influência de um programa de intervenção motora no desempenho das habilidades locomotoras de crianças com idade entre 6 e 7 anos. Rev da Educ Física/UEM. 2009;20(2):171–81.

Cohen J. Statistical power analysis for the behavioral sciences. 2 nd ed. New York: Academic Press; 1988.
Cooper H, Hedges LV, Valentine JC. Handbook of research synthesis and meta-analysis. 2nd ed. New York; 2009.

da Silva Sousa FC, Bandeira PFR, Valentini NC, da Silva Ramalho MH, Carvalhal MIM. Impacto de um programa social esportivo nas habilidades motoras de crianças de 7 a 10 anos de idade. Motricidade. 2016;12(1):69-75.

Dias IMG. Análise do teste TGMD-2 em crianças com deficiência mental. [trabalho de conclusão de curso]. Campinas:Universidade Estadual de Campinas; 2008.

Fotrousi F, Bagherly J, Ghasemi A. The compensatory impact of mini-basketball skills on the progress of fundamental movements in children. Procedia - Soc Behav Sci [Internet]. 2012 [cited 2021 Nov 12];46:5206–10. Available from: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1877042812021465

Gorla JI. Coordenação motora de portadores de deficiencia mental : avaliação e intervenção.[dissertação]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 2001.

Gorla JI. Desenvolvimento de equações generalizadas para estimativa da coordenação motora em crianças e adolescentes portadores de deficiência mental. [tese]. Campinas: UNICAMP; 2004.

Johnson JL, Rudisill ME, Hastie P, Wadsworth D, Strunk K, Venezia A, et al. Changes in fundamental motor-skill performance following a nine-month mastery motivational climate intervention. Res Q Exerc Sport. 2019 Dec;90(4):517-526. doi: 10.1080/02701367.2019.1628909

Lee J, Zhang T,Chu TL, Gu X. Effects of a need-supportive motor skill intervention on children’s motor skill competence and physical activity. Children. 2020;7(3):21.

Lobo LM. Educação física na educação infantil: influência de uma unidade de ensino de um programa de educação física no desenvolvimento motor dos alunos de uma escola de Educação Infantil do município de São Paulo.[tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2017.

Palmer KK, Chinn KM, Robinson LE. The effect of the CHAMP intervention on fundamental motor skills and outdoor physical activity in preschoolers. J Sport Heal Sci. 2019;8:98–105.

Palmer KK, Chinn KM, Scott- Andrews KQ, RobinsonLE. An intervention-related comparison ofpreschoolers’ scores on the TGMD-2 andTGMD-3. Perceptual and Motor Skills. 2021;128(4): 1354-1372.

Rodrigues D, Avigo EL, Leite MMV, Bussolin RA, Barela JA. Desenvolvimento motor e crescimento somático de crianças com diferentes contextos no ensino infantil. Motriz. 2013;19(3): 49-56.

Rosenthal R. Parametric measures of effect size. In: Cooper H, Hedges LV, Valentine JC, editors. The handbook of research synthesis and meta-analysis. 2 nd ed. New York: Russell Sage Foundation; 1994. p. 231-44.

Ulrich DA. TGMD-3: test of gross motor development. 3rd ed. Austin, Texas: Proed; 2019.

Valentini NC, Barbosa MLL, Cini GV, Pick RK, Spessato BC, Balbinotti MAA. Teste de desenvolvimento motor grosso: validade e consistência interna para uma população Gaúcha. Rev Bras Cineantropometria e Desempenho Hum. 2008;10(4):399-404.

Valentini NC. A influência de uma intervenção motora no desempenho motor e na percepção de competência de crianças com atrasos motores. Revista Paulista de Educação Física. 2002;16(1):61-75.

Van Keulen GE, Benda RN, Ugrinowitsch H, Velentini NC, Krebs RJ. Influence of an intervention using practices random and blocked in the performance of object control skills. J Phys Educ. 2016;27(1):1-11.

Downloads

Publicado

2022-01-13

Como Citar

1.
Duarte ME de O, Rogeri LA, Dascal JB. Avaliação motora de crianças através do TGMD-3. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 13º de janeiro de 2022 [citado 3º de dezembro de 2024];43(1):87-100. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/43130

Edição

Seção

Artigos