Métodos de treinamento da estabilização central
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2010v31n1p93Palavras-chave:
Estabilização central, Terapia manual, Fisioterapia.Resumo
A necessidade de uma ampliação da base teórico-empírica do conceito de estabilização central, por ser uma realidade no arsenal terapêutico, principalmente no âmbito da Terapia Manual e Fisioterapia Desportiva, torna urgente a elaboração de um artigo que traga os métodos de treinamento da estabilização central. Como a lombalgia afeta ou afetará 80% das pessoas de todo o mundo, este método terapêutico mostrou-se eficaz em vários estudos. Para este artigo de revisão, foram utilizados artigos de 1987 a 2008, pesquisados em vários bancos de dados (Scielo, Bireme, Cochrane), além do acervo pessoal. Observou-se que apesar deste assunto estar em ascensão dentro da Fisioterapia, faltam estudos de base aleatória com variáveis controladas, para que mais exercícios usados empiricamente sejam finalmente aceitos cientificamente. Portanto, a estabilização central é um excelente método terapêutico usado em várias situações clínicas, desde o início de um tratamento até a finalização do mesmo. Porém, sugere-se a realização de outros estudos a respeito da estabilização central buscando compreender o comportamento deste tipo de treinamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.