Avaliação motora de crianças através do TGMD-3

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2022v43n1p87

Palavras-chave:

Infância, Intervenção motora, Habilidade motora

Resumo

O presente trabalho trata-se de um estudo realizado com 17 crianças com faixa etária entre 4 e 5 anos, todas matriculadas no Centro de Educação Infantil – campus da Universidade Estadual de Londrina (CEI-UEL), tendo como objetivo avaliar o desempenho motor dessas crianças através do TGMD-3, antes e após uma intervenção motora, realizada no CEI-UEL. A intervenção foi composta de 29 sessões de 60 minutos em que eram trabalhadas diferentes habilidades motoras, após a qual foi aplicado novamente o TGMD-3 para avaliar se a intervenção havia influenciado positivamente o desempenho das crianças da amostra. Nossos resultados mostraram que para a variável somatória das habilidades de locomoção e habilidades com bola foi apresentado um aumento na comparação do pré-teste para o pós-teste, porém somente nas habilidades de locomoção foi encontrada significância na melhora. Quanto ao percentil, nas habilidades com bola foi encontrado um desempenho inferior no pós-teste, mas sem que houvesse diferença significativa entre os resultados; já para as habilidades de locomoção foi encontrada uma melhora no pós-teste do percentil, mas sem diferença significativa em comparação ao pré-teste. Com relação ao escore não foi encontrada diferença significativa para as habilidades, porém nas habilidades de locomoção houve desempenho superior no pós-teste e nas habilidades com bola houve desempenho inferior. Como conclusão, podemos inferir que a intervenção motora foi positiva para a melhora do desempenho das crianças, mas não para todas as variáveis analisadas, demonstrando que a intervenção motora pode ser uma ferramenta benéfica para o desempenho motor de crianças.

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Biografia do Autor

Maria Eduarda de Oliveira Duarte, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduanda em Educação Física (Bacharelado) na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná.

Luana Andrade Rogeri, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduanda em Educação Física (Bacharelado) na Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná.

Juliana Bayeux Dascal, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutorado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Rio Claro, São Paulo, Brasil. Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná

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Publicado

2022-01-13

Como Citar

1.
Duarte ME de O, Rogeri LA, Dascal JB. Avaliação motora de crianças através do TGMD-3. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 13º de janeiro de 2022 [citado 24º de novembro de 2024];43(1):87-100. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/43130

Edição

Seção

Artigos