Distribuição das infecções hospitalares e comunitárias por localização topográfica e etiologia de pacientes atendidos no HURNP no ano de 1988
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1990v11n2p79Palavras-chave:
Infecções hospitalares, Topografia, Etiologia, Procedimentos invasivos.Resumo
Os autores apresentam a incidência de infecções hospitalares e comunitárias, que foi de 10,36% e 41,38%, respectivamente em estudo realizado no ano de 1988 no Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, analisando deforma comparativa sua distribuição topográfica e seus respectivos agentes etiológicos. A taxa das infecções urinárias foi de 17,9%, quando hospitalares, e de 8,25%, quando comunitárias. Nas infecções respiratórias inferiores a taxa foi de 15,84%, quando hospitalares, e de 25,41%, quando comunitária. As infecções cutâneas cinírgicas representaram 17,89% das infecções hospitalares, enquanto as cutâneas não-cirúrgicas foram responsáveis por 18,79% das comunitárias. Quanto aos agentes etiológicos mais frequentes, observou-se que nas infecções hospitalares a Escherichia coli foi responsável por 20,75% dos casos, seguida por Klebsiell sp, 19,33% e por Fseudomonas aemgínosa 16,50%. Nas comunitárias a Escherichia coli foi isolada em 38.40%, a Klebsíella sp em 14,40% e o Staphylococcus aureus em 12.80% dos casos. Analisaram-se, também, alguns procedimentos invasivos relacionados diretamente com essas infecções; nas infecções urinárias observou-se incidência de 1,40% de infecção hospitalar, de maneira geral, e 7,40%, quando relacionada a alguma manipulação de vias urinárias, ocorrendo o mesmo com as infecções broncopulmonares hospitalares, em que a taxa global foi de 1.64%, alcançando, todavia, 7,42% nos pacientes submetidos a procedimentos invasivos das vias respiratórias. Os autores ressaltam a necessidade de constante preocupação por parte de toda a equipe médica e dos membros da Comissão de Controla de Infecção Hospitalar quanto ã indicação de procedimentos invasivos, assim como máximo rigor nas técnicas de assepsia, anti-sepsia, esterilização e nos procedimentos invasivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.