Cesárea: um estudo prospectivo das indicações durante um ano num hospital escola
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1989v10n2p70Palavras-chave:
Cesárea, Freqüência, índice, Indicações.Resumo
O aumento do índice de cesáreas nos últimos anos, tem sido uma constante preocupação dos médicos obstetras e das autoridades da saúde. Diversos trabalhos demonstram um crescente aumento na freqüência do parto cirúrgico. Neste estudo, os autores mostram a incidência, e quais foram as indicações de todas as cesáreas realizadas no período de março de 1987 a fevereiro de 1988, no Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, em Londrina. O índice de cesáreas encontrado foi de 19,8% e as mais freqüentes indicações foram: iteratividade, distócia, sofrimento fetal agudo, apresentação pélvica e desproporção céfalo-pêlvica. O estudo também demonstra que uma cesárea anterior foi a nona mais freqüente indicação. O índice encontrado foi considerado aceitável se comparado a outros estudos no Brasil, porém, é possível reduzir ainda mais este índice, se uma cesárea anterior não for considerada uma indicação para a realização do parto cirúrgico. Somente com a introdução de uma constante vigilância, controle das indicações pelos obstetras, bem como da continuação de trabalhos e pesquisas como este apresentado, é que será possível conhecer melhor os fatores causadores desta incidência e a evolução do índice de cesáreas neste serviço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.