Perfil epidemiológico de casos de surtos de doenças transmitidas por alimentos ocorridos no Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2013v34n1p97Palavras-chave:
Alimentos, Surtos de Doenças, Doenças transmitidas por alimentos.Resumo
A investigação dos surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) é desafiadora. Para a Vigilância em Saúde é fundamental a identificação de grupos e fatores de risco associados às DTA. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o perfil epidemiológico dos surtos de DTA ocorridos nos 29 municípios que compõe a 2ª Regional de Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, Brasil, entre 2005-2008. Tabularam-se 472 laudos de alimentos do Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN-PR) e fichas notificadas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) de casos suspeitos de DTA. O grupo mais acometido foi de indivíduos do sexo feminino com 50,51% dos casos. Indivíduos entre 20 a 49 anos de idade foram os mais frequentemente envolvidos com 49,50% das ocorrências. Restaurantes (27,65%) e residências dos indivíduos acometidos (36,17%) foram os locais de preparo e consumo mais frequentemente envolvidos. Manipulação/preparo inadequados dos alimentos (36,95%) e forma de consumo inadequada (23,90%) foram os fatores causais mais predominantes. A maior parte das confirmações dos surtos fundamentou-se em achados clínico-epidemiológicos (44,68%). Com relação aos micro-organismos identificados nas amostras analisadas, os resultados apontaram predominância Escherichia coli (indicador sanitário), seguido pelo Bacillus cereus e Staphyloccus aureus. Os alimentos mais frequentemente envolvidos foram o leite (29,68%) e as frutas, verduras e legumes (24,21%). Com a pesquisa é possível orientar medidas preventivas e de controle de DTA na população pesquisada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.