Avaliação da acurácia de dois glicosímetros veterinários para uso em cães
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2018v39n1p19Palavras-chave:
Glicemia, Monitoramento, Ensaios clínicos.Resumo
Os glicosímetros (GT) são estratégia importante para mensuração da glicemia. Devem estar dentro das especificações da ISO 15197:2013 e avaliados pela análise da grade de erros. Objetivou-se avaliar a acurácia de dois glicosímetros veterinários (GT1 e GT2), pela comparação dos valores de glicemia mensurados em sangue capilar, com aqueles fornecidos por métodos laboratoriais de referência em amostras plasmáticas, transformadas ou não em valores de plasma equivalente. Na avaliação de GT1 em amostras de sangue capilar e o método laboratorial hexoquinase obtiveram-se média das diferenças de 25,90 mg/dL e 26 % das amostras recaíram sobre os limites propostos pela ISO15197: 2013. A comparação de GT1 aos valores de glicemia estimados para plasma equivalente, mostrou média de diferenças de 10,89 mg/dL e 99 % das amostras atenderam aos limites pretendidos. Comparações avaliação de GT2 e o método laboratorial glicose oxidase em amostras de sangue total capilar, a média das diferenças foi 10,58 mg/dL e 22 % das amostras atenderam aos intervalos propostos pela ISO15197: 2013; quando avaliado pela glicemia estimada para plasma equivalente, a média das diferenças foi de 9,7029 mg/dL e 99% das amostras atenderam aos limites. Quando avaliados pela grade de erros de erros, 87% das amostras avaliadas por GT1 recaíram sobre as zonas de erros A e B e aquelas avaliadas por GT2 apresentaram 86% das amostras sobre tais zonas. Os glicosímetros avaliados não apresentaram a acurácia para mensuração da glicemia capilar conforme os padrões expostos pela normativa ISO 15197:2013.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.