Avaliação da qualidade das águas subterrâneas em poços do estado do Ceará, Brasil

Autores

  • Cecília Leite Costa Universidade Federal do Ceará
  • Renata Felix de Lima Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE
  • Germana Costa Paixão Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2012v33n2p171

Palavras-chave:

Poços, Qualidade da água, Esgotamento sanitário, Coliformes totais, Escherichia coli, Parâmetros físico-químicos.

Resumo

A água subterrânea, uma das fontes mais utilizada no Mundo para o consumo humano, tem potencial capacidade de transmissão de doenças causadas por microrganismos patogênicos provenientes de fezes de humanos e animais, ou por meio de substâncias químicas em concentrações fora dos padrões permitidos pela Portaria 2914/2011/MS, por isso tornando-se indispensável a verificação e o acompanhamento de sua potabilidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica e química das águas para consumo humano provenientes de poços e correlacioná-la com o nível de esgotamento sanitário de diversas localidades do Estado do Ceará. No período de janeiro de 2008 a dezembro de 2010, foram coletadas 230 amostras de poços amazonas e tubulares profundos provenientes das cinco macrorregiões do Estado do Ceará, as quais foram submetidas à pesquisa de coliformes totais e Escherichia coli e análises físico-químicas (amônia, nitrito, nitrato e cloretos) nos laboratórios da Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE. Os resultados apontaram elevados níveis de contaminação microbiana nos poços: 40% das amostras atestaram presença de coliformes totais e 12,2% de E. coli. Os parâmetros físico-químicos indicaram contaminação por matéria orgânica, em cerca de 10% das amostras. Medidas preventivas como o aumento do esgotamento sanitário, devem ser realizadas a fim de evitar a transmissão de doenças de veiculação hídrica.

Biografia do Autor

Cecília Leite Costa, Universidade Federal do Ceará

Bióloga graduada pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico pela Faculdade Integrada do Ceará.

Renata Felix de Lima, Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE

Bióloga graduada pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Microbiologia Clínica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Médica veterinária pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Patologia Médica pela Universidade Federal Ceará.

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Bióloga pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2013-03-19

Como Citar

1.
Costa CL, Lima RF de, Paixão GC, Pantoja LDM. Avaliação da qualidade das águas subterrâneas em poços do estado do Ceará, Brasil. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 19º de março de 2013 [citado 22º de julho de 2024];33(2):171-80. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/10469

Edição

Seção

Artigos