Avaliação da qualidade das águas subterrâneas em poços do estado do Ceará, Brasil

Autores

  • Cecília Leite Costa Universidade Federal do Ceará
  • Renata Felix de Lima Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE
  • Germana Costa Paixão Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2012v33n2p171

Palavras-chave:

Poços, Qualidade da água, Esgotamento sanitário, Coliformes totais, Escherichia coli, Parâmetros físico-químicos.

Resumo

A água subterrânea, uma das fontes mais utilizada no Mundo para o consumo humano, tem potencial capacidade de transmissão de doenças causadas por microrganismos patogênicos provenientes de fezes de humanos e animais, ou por meio de substâncias químicas em concentrações fora dos padrões permitidos pela Portaria 2914/2011/MS, por isso tornando-se indispensável a verificação e o acompanhamento de sua potabilidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica e química das águas para consumo humano provenientes de poços e correlacioná-la com o nível de esgotamento sanitário de diversas localidades do Estado do Ceará. No período de janeiro de 2008 a dezembro de 2010, foram coletadas 230 amostras de poços amazonas e tubulares profundos provenientes das cinco macrorregiões do Estado do Ceará, as quais foram submetidas à pesquisa de coliformes totais e Escherichia coli e análises físico-químicas (amônia, nitrito, nitrato e cloretos) nos laboratórios da Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE. Os resultados apontaram elevados níveis de contaminação microbiana nos poços: 40% das amostras atestaram presença de coliformes totais e 12,2% de E. coli. Os parâmetros físico-químicos indicaram contaminação por matéria orgânica, em cerca de 10% das amostras. Medidas preventivas como o aumento do esgotamento sanitário, devem ser realizadas a fim de evitar a transmissão de doenças de veiculação hídrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Leite Costa, Universidade Federal do Ceará

Bióloga graduada pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico pela Faculdade Integrada do Ceará.

Renata Felix de Lima, Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE

Bióloga graduada pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Microbiologia Clínica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Médica veterinária pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Patologia Médica pela Universidade Federal Ceará.

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Bióloga pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2013-03-19

Como Citar

1.
Costa CL, Lima RF de, Paixão GC, Pantoja LDM. Avaliação da qualidade das águas subterrâneas em poços do estado do Ceará, Brasil. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 19º de março de 2013 [citado 24º de novembro de 2024];33(2):171-80. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/10469

Edição

Seção

Artigos