Efeitos de diferentes doses de hiclato de doxiciclina nos parâmetros hematológicos de cães com erliquiose
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2016v37n1p53Palavras-chave:
Ehrlichia canis, Hematologia, Plaquetas.Resumo
Resumo: Este estudo objetivou comparar os efeitos de duas doses de hiclato de doxiciclina sobre a contagem de hemácias, concentração de hemoglobina, hematócrito, contagem de leucócitos e plaquetas de cães com erliquiose. Foram estudados os grupos I, composto por cães saudáveis (n=6), negativos na sorologia para Ehrlichia canis e Leptospira spp., na PCR em tempo real para E. canis e Anaplasma platys e na semi–nested PCR para Babesia canis; grupos II (n=6) e III (n=6), compostos por cães com história clínica sugestiva, sorologia e/ou PCR em tempo real positivas para E. canis, e negativos na pesquisa de anticorpos anti-Leptospira spp., na PCR em tempo real para A. platys e na semi–nested PCR para B. canis. Os cães doentes foram tratados com hiclato de doxiciclina via oral a cada 12 horas por 30 dias (5 mg/kg, grupo II; 10 mg/kg, grupo III). Hemogramas foram feitos antes, decorridos 15 dias e aos 10 dias após o término dos tratamentos. Não houve diferenças entre os grupos nos tempos avaliados quanto às variáveis hemácias, hemoglobina, hematócrito e leucócitos. Observou-se diferença quanto aos trombócitos entre o grupo I e os grupos II e III (p<0,0001) no início do estudo. Aos 15 dias de tratamento, a média do grupo III foi menor que dos grupos I (p=0,008) e II (p=0,0007), indicando persistência da trombocitopenia, ausente no grupo II. Não houve diferença entre os grupos no tempo final, sugerindo que ambos os tratamentos promoveram aumento da contagem de plaquetas em cães naturalmente infectados por E. canis.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.