Módulos instrucionais: uma experiência no ensino de imunologia clinica

Módulos instrucionais: uma experiência no ensino de imunologia clinica

Autores

  • Edna Maria Vissoci Reiche Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.1985v6n3p112

Palavras-chave:

Instrução individualizada, Módulos instrucionais.

Resumo

 

O estudo envolveu a testagem de um modelo de ensino individualizado - instrução modular - em dez alunos da disciplina de Imunologia Clínica, do curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Estadual de Londrina. Teve como objetivos avaliar a utilização da instrução modular e seus efeitos, em termos de rendimento acadêmico, iniciativa e participação dos alunos, bem como verificar a opinião dos mesmos em relação à instrução modular e também correlacionar a variável rendimento acadêmico com as variáveis iniciativa e participação dos alunos, quando submetidos ao ensino da Imunologia Clínica, através da instrução modular. Os resultados evidenciaram um rendimento acadêmico igual ou superior ao critério mínimo de 80%, estipulado pela pesquisadora. Ao mesmo tempo, os alunos demonstraram níveis significativos de iniciativa e participação, tendo como valores mínimos 51,3% e 73,8%, respectivamente. Conclui-se que a instrução modular mostrou serum método de ensino individualizado eficiente para o ensino da disciplina de Imunologia Clínica.

 

 

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Biografia do Autor

Edna Maria Vissoci Reiche, Universidade Estadual de Londrina

 

Departamento de Patologia Aplicada, Legislação e Deontologia — CCS, UEL.

 

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Publicado

2004-12-15

Como Citar

Reiche, E. M. V. (2004). Módulos instrucionais: uma experiência no ensino de imunologia clinica. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 6(3), 112–117. https://doi.org/10.5433/1679-0375.1985v6n3p112

Edição

Seção

Artigos
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