Visão geral sobre as principais arquiteturas do sistema propulsor para veículos híbridos e elétricos

Visão geral sobre as principais arquiteturas do sistema propulsor para veículos híbridos e elétricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2021v42n2p201

Palavras-chave:

Veículos híbridos elétricos, Veículos elétricos, Sistema propulsor elétrico

Resumo

A pesquisa por soluções alternativas que auxiliem na propulsão, conversão e armazenamento de energia em aplicações veiculares, vem se tornando o foco da indústria automotiva na busca por reduzir os impactos causados pela emissão de gases na linha de escape e melhorar a eficiência energética veicular. Os veículos híbridos elétricos e elétricos, já são realidade nos dias atuais e vem ao encontro com a necessidade de construir uma sociedade menos poluente. Dentro deste contexto, este artigo descreve as características operacionais das diferentes arquiteturas do sistema propulsor empregadas nos veículos híbridos elétricos, incluindo as topologias em série, paralelo e série-paralelo, bem como dos veículos elétricos movidos a baterias e com sistema de células a combustível. Finalmente, algumas das principais questões fundamentais que atualmente enfrentam essas tecnologias veiculares avançadas, incluindo os desafios para a penetração no mercado, são destacadas.

Biografia do Autor

Rafael Garbelini Lorena, Institutos Lactec - LACTEC

Mestrando em Desenvolvimento Tecnológico pelos Institutos Lactec - LACTEC.

Eduardo Kazumi Yamakawa, Institutos Lactec - LACTEC

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Mestrado Profissional de Desenvolvimento em Tecnologia dos Institutos Lactec - LACTEC.

Referências

CANO, Z. P.; BANHAM, D.; YE, S.; HINTENNACH, A.; LU, J.; FOWLER, M.; CHEN, A. Batteries and fuel cells for emerging electric vehicle markets. Nature Energy, London, v. 3, n. 4, p. 279-289, 2018. DOI: 10.1038/s41560-018-0108-1.

DAS, H. S.; TAN, C. W.; YATIM, A. H. M. Fuel cell hybrid electric vehicles: A review on power conditioning units and topologies. Renewable and Sustainable Energy Reviews, Amsterdam, v. 76, p. 268-291, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rser.2017.03.056.

EHSANI, Mehrdad et al. Modern electric, hybrid electric, and fuel cell vehicles. Florida: CRC press, 2018.

EPE - EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA. Plano Nacional de Energía - 2050. Rio de Janeiro: EPE; Brasília: Ministério de Minas e Energia, 2018.

HEYWOOD, J. B. Internal combustion engine fundamentals. New York, McGraw-Hill Education, 2018.

KÖRNER, Alexander et al. Technology roadmaphydrogen and fuel cells. Paris: International Energy Agency, 2015.

LANZAROTTO, D. et al. Overview of different hybrid vehicle architectures. IFACPapersOnLine, [s. l.], v. 51, n. 9, p. 218-222, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ifacol.2018.07.036.

QUEIROZ, J. F. Introdução do veículo hibrído no Brasil: evolução tecnológica aliada à qualidade de vida. 2006. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

SHUSHENG, X. et al. Research and development of on-board hydrogen-producing fuel cell vehicles. International Journal of Hydrogen Energy, Oxford, v. 45, n. 35, p. 17844-17857, 2020. DOI: 10.1016/j.ijhydene.2020.04.236.

SOMÀ, A. Trends and hybridization factor for heavy-duty working vehicles. In: DONATEO, T. (ed.). Hybrid Electric Vehicles. Londres: IntechOpen Limited, 2017. p. 11-12. DOI: 10.5772/intechopen.68296.

WILBERFORCE, T. et al. Developments of electric cars and fuel cell hydrogen electric cars. International Journal of Hydrogen Energy, Oxford, v. 42, n. 40, p. 25695-25734, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijhydene.2017.07.054.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

Lorena, R. G., & Yamakawa, E. K. (2021). Visão geral sobre as principais arquiteturas do sistema propulsor para veículos híbridos e elétricos. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 42(2), 201–208. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2021v42n2p201

Edição

Seção

Artigos
Loading...