Visão geral sobre as principais arquiteturas do sistema propulsor para veículos híbridos e elétricos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2021v42n2p201Palavras-chave:
Veículos híbridos elétricos, Veículos elétricos, Sistema propulsor elétricoResumo
A pesquisa por soluções alternativas que auxiliem na propulsão, conversão e armazenamento de energia em aplicações veiculares, vem se tornando o foco da indústria automotiva na busca por reduzir os impactos causados pela emissão de gases na linha de escape e melhorar a eficiência energética veicular. Os veículos híbridos elétricos e elétricos, já são realidade nos dias atuais e vem ao encontro com a necessidade de construir uma sociedade menos poluente. Dentro deste contexto, este artigo descreve as características operacionais das diferentes arquiteturas do sistema propulsor empregadas nos veículos híbridos elétricos, incluindo as topologias em série, paralelo e série-paralelo, bem como dos veículos elétricos movidos a baterias e com sistema de células a combustível. Finalmente, algumas das principais questões fundamentais que atualmente enfrentam essas tecnologias veiculares avançadas, incluindo os desafios para a penetração no mercado, são destacadas.Downloads
Referências
DAS, H. S.; TAN, C. W.; YATIM, A. H. M. Fuel cell hybrid electric vehicles: A review on power conditioning units and topologies. Renewable and Sustainable Energy Reviews, Amsterdam, v. 76, p. 268-291, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rser.2017.03.056.
EHSANI, Mehrdad et al. Modern electric, hybrid electric, and fuel cell vehicles. Florida: CRC press, 2018.
EPE - EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA. Plano Nacional de Energía - 2050. Rio de Janeiro: EPE; Brasília: Ministério de Minas e Energia, 2018.
HEYWOOD, J. B. Internal combustion engine fundamentals. New York, McGraw-Hill Education, 2018.
KÖRNER, Alexander et al. Technology roadmaphydrogen and fuel cells. Paris: International Energy Agency, 2015.
LANZAROTTO, D. et al. Overview of different hybrid vehicle architectures. IFACPapersOnLine, [s. l.], v. 51, n. 9, p. 218-222, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ifacol.2018.07.036.
QUEIROZ, J. F. Introdução do veículo hibrído no Brasil: evolução tecnológica aliada à qualidade de vida. 2006. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
SHUSHENG, X. et al. Research and development of on-board hydrogen-producing fuel cell vehicles. International Journal of Hydrogen Energy, Oxford, v. 45, n. 35, p. 17844-17857, 2020. DOI: 10.1016/j.ijhydene.2020.04.236.
SOMÀ, A. Trends and hybridization factor for heavy-duty working vehicles. In: DONATEO, T. (ed.). Hybrid Electric Vehicles. Londres: IntechOpen Limited, 2017. p. 11-12. DOI: 10.5772/intechopen.68296.
WILBERFORCE, T. et al. Developments of electric cars and fuel cell hydrogen electric cars. International Journal of Hydrogen Energy, Oxford, v. 42, n. 40, p. 25695-25734, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijhydene.2017.07.054.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.