Produção de Bioetanol Utilizando Microalgas: Uma Revisão

Produção de Bioetanol Utilizando Microalgas: Uma Revisão

Autores

  • Francisco Gerhardt Magro Universidade de Passo Fundo
  • Andressa Decesaro Universidade de Passo Fundo
  • Ritielli Berticelli Universidade de Passo Fundo
  • Luciane Maria Colla Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2016v37n1p159

Palavras-chave:

Biocombustíveis, Microrganismo, Biorrefinarias.

Resumo

A busca por biocombustíveis foi impulsionada nas ultimas décadas devido à preocupação com o esgotamento das fontes enérgicas não renováveis. Essa revisão de literatura oferece uma abordagem da aplicação de microrganismos para a produção de bioetanol, com ênfase para as microalgas. A elevada eficiência de conversão fotossintética, o rápido crescimento, a possibilidade de manipulação do meio de cultivo a fim de produzir biomassa com elevado teor de lípidos e carboidratos, e o uso de áreas com baixa aptidão agrícola fazem das microalgas uma das matérias primas mais promissoras para a produção de biocombustíveis. A existência de uma grande variedade de métodos para a obtenção de biomassa microalgal e posterior produção de bioetanol, estimulou diversos estudos para aumentar o potencial de produção e aperfeiçoar o processo. Estudos apontam que para a produção de bioetanol atingir viabilidade econômica, a produção da biomassa algal deve objetivar ainda a obtenção de outros compostos, de maior valor agregado, como pigmentos, proteínas, ácidos graxos poli-insaturados, obedecendo ao conceito das biorrefinarias integradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Maria Colla, Universidade de Passo Fundo

A Prof. Luciane Maria Colla possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (1999). Possui mestrado (2002) e doutorado (2009) em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande. Durante o mestrado trabalhou com a otimização da produção da microalga Spirulina platensis e suas propriedades funcionais e nutracêuticas. Realizou o doutorado com a otimização estatística de processos para a produção de lipases e biossurfactantes utilizando fungos filamentosos via bioprocessos submerso e em estado sólido. Atua como docente desde o ano de 2000, primeiramente como professora substituta na Universidade Federal do Rio Grande e a partir de 2002 como professora do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade de Passo Fundo, atuando também nos cursos de Farmácia, Engenharia Ambiental e na Especialização em Tecnologia e Controle de Qualidade de Alimentos. Em 2010 passou a integrar o Programa de Pós Graduação em Engenharia da UPF, como professora titular das disciplinas de Microbiologia e Química Aplicada ao Meio Ambiente. Possui 32 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais indexados, 2 artigos aceitos para publicação, 2 capítulos de livros e mais de 220 trabalhos apresentados em anais de eventos. As áreas de atuação envolvem a produção de biocompostos através de fermentações submersa e em estado sólido e a aplicação destes biocompostos nas áreas alimentícia, farmacêutica e ambiental. Atua também utilizando técnicas estatísticas de otimização de processos e na análise sensorial de alimentos.

Downloads

Publicado

2016-03-16

Como Citar

Magro, F. G., Decesaro, A., Berticelli, R., & Colla, L. M. (2016). Produção de Bioetanol Utilizando Microalgas: Uma Revisão. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 37(1), 159–174. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2016v37n1p159

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Loading...