Otimização de um método de extração ultra-sônica e análise por CLAE para determinação de Diuron e seus metabólitos em solo de cultivo de cana-de-açúcar.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2009v30n2p107Palavras-chave:
Diuron, Metabólitos, Cana-de-Açúcar, Validação, Cromatografia Líquida de Alta Eficiência, Bioaumentação.Resumo
O Diuron, N-(3,4-diclorofenil)-N,N-dimetilureia pode ser transformado no solo através da biodegradação em 3-(3,4-diclorofenil)-3-metilureia (DCPMU), 3,4-diclorofenilureia (DCPU) e 3,4-dicloroanilina (DCA). Este trabalho teve por objetivo otimizar e validar um método de extração e análise do diuron e metabólitos no solo por CLAE/DAD a fim de determinar as suas concentrações em amostras de solo bioaumentado com microrganismos da rizosfera da cana-de-açúcar. Realizou-se a extração com metanol em banho ultra-sônico e as análises em um cromatógrafo líquido/detector DAD, marca Waters. A condição de análise otimizada para separação dos analitos foi fase móvel metanol:água 50:50 (v/v) e fluxo 1 mL min-1. O comprimento de onda selecionado foi de 240 nm para a DCA e 254 nm para o Diuron, DCPMU e DCPU. Utilizou-se coluna e pré coluna Waters XTerra RP18, 5 um, 4,6 x 150 mm e 3,9 x 20 mm. A curva de calibração foi obtida a partir da fortificação do solo com a mistura dos padrões, na faixa de 5 mg Kg-1 a 200 mg Kg-1 de solo. A recuperação obtida em dois níveis de concentração 5 e 200 mg Kg-1 de solo ficou entre 85 e 99%. A repetibilidade foi de 0,78%; 2,20%; 2,17% e 1,72% e a precisão intermediária foi de 2,48%; 2,11%; 3,10% e 2,77% para diuron, DCPMU, DCPU e DCA, respectivamente. O limite de quantificação foi de 1,25 mg Kg-1 de solo. A concentração de diuron encontrada em algumas amostras superficiais (0-10 cm) do solo bioaumentado variou de 5,5 a 8,9 mg Kg-1 de solo, mas não foi detectada a presença de seus metabólitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.