O petróleo e sua destilação: uma abordagem experimental no Ensino Médio utilizando mapas conceituais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2006v27n1p57Palavras-chave:
Mapa conceitual, Petróleo, tema motivador.Resumo
Os mapas conceituais consistem em representações de conceitos organizados em forma de diagrama bidimensional. Neste trabalho, foi explorado o tema “destilação fracionada do petróleo”, e os mapas conceituais foram elaborados em períodos pré e pós-atividades, por 43 alunos da 1ª e 3ª séries do Ensino Médio de uma escola pública de Londrina-PR. O estudo conduziu-se dentro de um contexto de teoria e prática, com implicações no dia a dia de nossa sociedade. O uso do tema motivador e do texto de abertura, como organizadores prévios, permitiu uma ponte cognitiva entre os conhecimentos dos alunos e os novos conceitos. Verificaram-se diferenças entre os mapas elaborados antes e após as atividades, bem como entre os grupos de trabalho. Os alunos estimulados com a técnica elaboraram mapas mais estruturados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.