Seleção de Relays em Esquemas Cooperativos com Links Bidirecionais - Uma Revisão

Seleção de Relays em Esquemas Cooperativos com Links Bidirecionais - Uma Revisão

Autores

  • Nathalia dos Santos Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Taufik Abrão Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2015v36n1p51

Palavras-chave:

Redes cooperativas, protocolo Amplifica-e-Transmite, Complexidade, Combinação por máxima razão, Máxima Verossimilhança.

Resumo

 

Neste trabalho são analisadas e comparadas as técnicas de seleção de relays em diferentes topologias, onde o objetivo do estudo é caracterizar cada método de acordo com seu desempenho. São usados links com canais bidirecionais para aumentar a eficiência espectral do sistema, e múltiplos relays combinados para aumentar a ordem de diversidade. As conclusões são feitas com base nas simulações dos diferentes cenários, mantendo o compromisso de comparar a complexidade envolvida nos cálculos de todos os métodos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Taufik Abrão, Universidade Estadual de Londrina

Taufik Abrão é graduado, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica em 1992, 1996 e 2001, respectivamente, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Desde 1997 é docente do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Londrina (DEEL-UEL), PR Atualmente é professor adjunto AD-C e Coordenador do programa de mestrado do DEEL/UEL. É (co-)autor de cerca de 20 artigos técnicos publicados em periódicos e 30 artigos publicados em anais de congresso. Suas áreas de interesse incluem comunicações sem fio, projeto de seqüências de códigos para uso em sistemas DS/CDMA, detecção multiusuário e estimação de parâmetros em DS/CDMA, técnicas heurísticas aplicáveis a problemas de otimização em sistemas de mútiplo acesso, sistemas UWB e MC-CDMA.

Downloads

Publicado

2015-05-19

Como Citar

Silva, N. dos S., & Abrão, T. (2015). Seleção de Relays em Esquemas Cooperativos com Links Bidirecionais - Uma Revisão. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 36(1), 51–66. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2015v36n1p51

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >> 
Loading...