Algumas percepções de participantes do PIBID/Química/UEL acerca do ensino e da formação docente

Algumas percepções de participantes do PIBID/Química/UEL acerca do ensino e da formação docente

Autores

  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Professora Adjunta do Departamento de Química, Centro de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Londrina
  • Enio de Lorena Stanzani Professor Assistente do Departamento de Química, Centro de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Londrina.
  • Willian Rideque Kodama Bolsista PIBID/Química/UEL, aluno do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Londrina.
  • Any Caroline Ferreira Bolsista PIBID/Química/UEL, aluna do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2015v36n1p29

Palavras-chave:

PIBID, Química, Formação de professores

Resumo

  

Este trabalho tem como objetivo investigar qual a percepção dos sujeitos envolvidos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em relação ao desenvolvimento do projeto. O subprojeto PIBID/Química/UEL tem por objetivo propor atividades didáticas que contemplem a leitura, a contextualização e a experimentação e promover discussões acerca dos referenciais teóricos que embasam as pesquisas no Ensino de Ciências. Nessa perspectiva foi elaborado e proposto um questionário para os estudantes do ensino médio, bolsistas e professores supervisores participantes. Por meio dos resultados obtidos evidenciou-se um crescente interesse por parte dos estudantes do ensino médio em relação ao ensino de Química, ao vivenciarem atividades diferenciadas. Aos bolsistas e professores supervisores foi possibilitado um espaço de discussões e reflexões acerca da formação inicial e continuada de professores.

Biografia do Autor

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Professora Adjunta do Departamento de Química, Centro de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Química / Ensino de Química

Downloads

Publicado

2015-05-19

Como Citar

Broietti, F. C. D., Stanzani, E. de L., Kodama, W. R., & Ferreira, A. C. (2015). Algumas percepções de participantes do PIBID/Química/UEL acerca do ensino e da formação docente. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 36(1), 29–40. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2015v36n1p29

Edição

Seção

Artigos
Loading...