Mineralogia da fração argila de solos localizados em ilhas no alto Rio Paraná, PR/MS

Mineralogia da fração argila de solos localizados em ilhas no alto Rio Paraná, PR/MS

Autores

  • Paulo Henrique Marques de Castro Universidade Estadual de Londrina
  • Pedro Rodolfo Siqueira Vendrame Universidade Estadual de Londrina
  • José Paulo Peccinini Pinese Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2014v35n2p181

Palavras-chave:

Argilo-minerais, Difração de raios-X, Ilhas, Caulinita, Gibbsita

Resumo

As ilhas Mutum e Porto Rico fazem parte do arquipélago Mutum-Porto Rico, situado no alto Rio Paraná entre os municípios de Porto Rico, PR e Taquaruçu, MS. Os solos são formados por constituintes herdados dos materiais de origem, compostos orgânicos, e por vários minerais com diferentes graus de complexidade e estágios de intemperização. Entre os constituintes herdados dos materiais de origem, os mais ativos são denominados argilominerais, originados a partir do intemperismo ou da transformação dos minerais primários. Os argilominerais exercem papel chave no comportamento morfológico, químico, físico e hidráulico dos solos. Compreendem uma grande família de minerais, que podem ser classificados em diversos grupos, conforme a sua estrutura cristalina, tendo como principais os das caulinitas, ilitas e esmectitas. O objetivo deste trabalho foi realizar análises mineralógicas através de raios-X em oito pontos de coletas de solos nas ilhas Mutum e Porto Rico. Os dados mineralógicos foram gerados a partir do difratômetro de raios X da marca Panalytical e do software X’pert Highscore Plus. Os resultados obtidos permitem inferir que todos os solos analisados apresentaram um padrão de picos compreendendo ilita, caulinita e gibbsita. Alguns solos apresentaram ainda, picos característicos dos oxi-hidróxido de ferro. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Marques de Castro, Universidade Estadual de Londrina

É geógrafo graduado (licenciatura/bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - Dinâmica Espaço Ambiental pela mesma instituição. Atualmente é tutor eletrônico do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR (Universidade Norte do Paraná). Trabalhou recentemente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Londrina como Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico; e na empresa TI Solution Desenvolvimento de Software e Soluções em Geoprocessamento. Tem experiência na área de Geografia com ênfase em Geoprocessamento.

Pedro Rodolfo Siqueira Vendrame, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação (2003) e mestrado (2005) em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), doutorado em Agronomia com concentração em Solos pela UEL com período em co-tutela no departamento de Sciences de la Terre da Universidade Paris XI. É professor adjunto do departamento de Geociências da UEL e desenvolve pesquisas na área de Solos atuando principalmente nos seguintes temas: Gênese, Morfologia e Mineralogia de Solos, Espectrometria Vis-NIRS.

José Paulo Peccinini Pinese, Universidade Estadual de Londrina

É bolsista Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária na área de Geociências, possui graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 1982), mestrado em Geofísica pela Universidade de São Paulo (USP, 1989) e doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (USP, 1997) em co-tutela de pesquisa na Universidade de Trieste (UT), Itália. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Geociências e Diretor do Centro de Ciências Exatas (2010-2014) da Universidade Estadual de Londrina, atuando na graduação em Geografia desde 1985. Na Pós-Graduação strictu sensu atua desde 2001, como docente/orientador e Coordenador (2005-2010) do Programa de Mestrado em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento , orientando temas que envolvem as relações, águas, solos, meio ambiente, saúde coletiva e impactos sócio-ambientais. Em 2010 atuou como professor visitante na Universidade de Alicante (UA), Espanha. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica e nos últimos anos, participa e desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Geoquímica Ambiental, Geografia da Saúde, Geologia Médica e Geomorfologia, em parte inseridos nas bacias e sub-bacias hidrográficas paranaenses, objetivando a identificação de anomalias geogenéticas e tecnogenéticas com influências na saúde humana e animal, bem como nas interações sócio-ambientais geradas nessa população.

Downloads

Publicado

2014-10-30

Como Citar

Marques de Castro, P. H., Siqueira Vendrame, P. R., & Pinese, J. P. P. (2014). Mineralogia da fração argila de solos localizados em ilhas no alto Rio Paraná, PR/MS. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 35(2), 181–188. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2014v35n2p181

Edição

Seção

Artigos
Loading...