Tratamento Terciário de Esgoto Sanitário Proveniente de Lagoa de Polimento Utilizando Sistema de Coagulação/Precipitação Seguido de Radiação Ultravioleta
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2013v34n1p67Palavras-chave:
Esgoto Sanitário, Coagulação, Desinfecção UltravioletaResumo
Investigou-se nesse estudo o processo de coagulação/precipitação seguido da radiação ultravioleta visando o tratamento terciário de esgoto sanitário proveniente de lagoas de polimento. Para isto foram feitos ensaios de laboratório em jart-test para simular a coagulação e em reator UV para simular a desinfecção, variando-se as condições operacionais. O processo demonstrou bom desempenho, verificando-se moderada remoção de turbidez (27%-66%), DQO (22%-53%), cor aparente (22%-64%), cor verdadeira (34%-60%), fósforo (31%-52%), sólidos totais (2%-21%) e sólidos suspensos (10%-30%). A fim de melhorar o processo de coagulação foram realizados testes com polímeros aniônicos e catiônicos, sendo que o catiônico apresentou melhores resultados. A dosagem de coagulante considerada ótima foi 60 mg.L-1 de cloreto férrico combinado com 20 mg.L-1 de polímero catiônico. Na melhor configuração operacional obtida alcançou-se inativação de 4,65 log para CT e 4,60 log para E. coli, obtendo-se remoções de 62,7% de turbidez, 65,3% e 69,7% de cor aparente e cor verdadeira respectivamente, 50,3% de DQO e 47,3% de sólidos suspensos. Conclui-se que este processo pode ser considerado adequado para a remoção de poluentes de uma lagoa de polimento, mas deve ser observada a qualidade do efluente quanto à presença excessiva de algas que pode prejudicar o tratamento, dificultando o processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.