Adubação com nitrogênio e potássio em mudas de goiabeira em viveiro comercial
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2837Palavras-chave:
Psidium guajav, Fertilização nitrogenada, Fertilização potássica, Substrato.Resumo
A adubação assume papel fundamental na fase de produção de mudas de frutíferas, a fim de garantir bom desenvolvimento e precocidade de produção. Objetivou-se avaliar os efeitos de doses de nitrogênio e potássio no crescimento de mudas de goiabeira. Estacas herbáceas de goiabeiras, cultivar "Paluma", foram enraizadas em câmara de nebulização, em sacos de polietileno contendo substrato. O experimento foi conduzido em viveiro comercial, em blocos casualizados, em esquema fatorial 4 x 4, sendo quatro doses de nitrogênio (0, 552, 828 e 1.104 mg dm-3) e quatro doses de potássio (0, 726, 1.089 e 1.452 mg dm-3), com três repetições e três plantas por parcela. No enchimento dos sacos (1,5 dm-3), foram adicionados 100 mg dm-3 de P, enquanto os adubos contendo nitrogênio e potássio foram parcelados em três vezes. As mudas foram avaliadas aos 120 dias. Observou-se efeito significativo do nitrogênio nas variáveis altura, diâmetro do caule, número de folhas, índice SPAD, massa seca de folhas, caule, total, índice de qualidade de Dickson e acúmulo de N. A adubação com potássio não promoveu diferenças significativas nos parâmetros biométricos, índice SPAD e IQD.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Maria Jacqueline Thomazini Dias, Henrique Antunes de Souza, William Natale, Viviane Cristina Modesto, Danilo Eduardo Rozane

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













