Profundidade de semeadura, pH, textura e manejo da cobertura do solo na emergência de plântulas de Rottboellia exaltata
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2799Palavras-chave:
Adubo verde, Supressão, Biologia, Capim camalote.Resumo
O capim camalote (Rottboellia exaltata L.f) tem sido relatado como uma importante planta daninha, podendo causar prejuízos econômicos e dificuldades no manejo em diversas culturas agrícolas. Foi determinado a emergência de plântulas de R. exaltata, em diferentes profundidades de semeadura (0, 0,5, 1, 5, 10, 12, 15 e 20 cm), em solos com diferentes texturas e valores de pH. Também avaliou-se os efeitos de diferentes coberturas de solo provenientes dede Mucuna aterrima, Canavalia ensiformis e Crotalaria spectabilis, dispostas na superfície ou incorporadas, sobre a emergência e biomassa da planta daninha. No solo arenoso, a maior emergência do capim camalote ocorreu aos 5,0 cm de profundidade. No solo argiloso o padrão de emergência foi semelhante, entretanto, observou-se uma redução mais acentuada na emergência com o aumento na profundidade de semeadura. A maior taxa de germinação foi observada no solo com pH variando de 6,8 à 7,0, verificando-se menor germinação em solo não corrigido, com pH de 5,3. Os manejos de palha mais efetivos na supressão de R. exaltata foram 10 t ha-1 de C. spectabilis posicionada sobre o solo argiloso e a incorporada no solo arenoso, 5 t ha-1 de C. ensiformis incorporada ao solo arenoso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Patricia Andrea Monquero, Neriane Hijano, Izabela Orzari, Renan dos Santos Sabbag, Andréia Cristina da Silva Hirata

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













