Crescimento inicial de Carica papaya sob irrigação com águas salinas em solo com biofertilizante bovino
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2689Palavras-chave:
Mudas de mamão Havaí, Insumo orgânico, Salinidade.Resumo
A salinidade é considerada um dos principais entraves para agricultura em todo mundo, constituindose num dos fatores limitantes ao crescimento, desenvolvimento das plantas, produtividade agrícola e depauperamento do solo. Nesse sentido, um experimento foi desenvolvido no período de Outubro de 2009 a Fevereiro de 2010, em ambiente telado, no município de Areia – PB, para avaliar a influência da salinidade da água de irrigação no crescimento do mamão Havaí em substrato não salino com biofertilizante rico. O substrato utilizado foi o material dos primeiros 0,10 m de um NEOSSOLO REGOLITICO não salino. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 5 x 2, referente aos valores de condutividade elétrica da água de irrigação: 0,5; 1,0; 2,0; 3,0 e 4,0 dS m-1, em solo sem e com biofertilizante líquido, com seis repetições. O biofertilizante rico, depois de diluído em água não salina (0,5 dS m-1) na razão de 1:1 foi aplicado uma única vez, dois dias antes da semeadura, em nível de 10% do volume do substrato. O aumento da salinidade da água de irrigação provocou perdas sobre todas as variáveis avaliadas nas plantas, mas com menor intensidade nos tratamentos com biofertilizante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.