Qualidade física e fisiológica de sementes de arroz ao longo da linha de beneficiamento
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2995Palavras-chave:
Oryza sativa L., Vigor, Germinação, Mesa gravitacional.Resumo
O beneficiamento de sementes é uma etapa importante ao final do processo de produção, visando melhorar características físicas de um lote de sementes, bem como o aprimoramento da qualidade fisiológica. Assim, objetivou-se nesse trabalho avaliar a qualidade física e fisiológica de sementes de arroz (Oryza sativa L.) durante o beneficiamento. Foram utilizadas sementes de arroz, cultivar Caiapó, amostradas nos seguintes pontos da linha de beneficiamento: recepção, após pré-limpeza, após máquina de ar e peneiras e após mesa gravitacional na descarga superior, intermediária e inferior. Para determinação da qualidade das sementes foram utilizadas as seguintes avaliações: pureza física, peso hectolítrico, teste de germinação, emergência em canteiro, índice de velocidade de emergência e teste de sanidade. O beneficiamento de sementes de arroz com as máquinas de pré-limpeza, ar e peneiras e mesa gravitacional, favorece o potencial fisiológico do lote. A qualidade física do lote de sementes de arroz aumenta gradativamente após a passagem por cada máquina ao longo do beneficiamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Carlos Eduardo Pereira, Keline Souza Albuquerque, João Almir Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













