Ação de dessecante na pré-colheita sobre a produtividade e a qualidade fisiológica de sementes crioulas de feijoeiro
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2973Palavras-chave:
Phaseolus vulgari, , Condutividade elétrica, Envelhecimento acelerado, Germinação, Vigor.Resumo
A antecipação da colheita pode diminuir o tempo em que as sementes permanecem no campo sob o risco de fatores bióticos e abióticos que podem promover sua deterioração. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a antecipação da colheita e a qualidade fisiológica de sementes de feijão crioulo após a aplicação do herbicida paraquat em diferentes épocas de pré-colheita. O experimento foi realizado sob delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 3x4, com três repetições. O dessecante paraquat (400 g ha-1 do i.a.) foi aplicado em plantas de feijoeiro, sendo dois genótipos crioulos ‘BAF55’ e ‘BAF84’ e um comercial ‘BAF112’ (IPR 88-Uirapurú) em três épocas (26, 30, 34 dias após a floração). O tratamento testemunha foi composto por plantas não dessecadas. Após a colheita, estimou-se a produtividade e em seguida foram realizados os testes de germinação, envelhecimento acelerado, comprimento de radícula, comprimento de hipocótilo e condutividade elétrica. A dessecação pré-colheita não afetou a produtividade, a germinação, o vigor e nem o desenvolvimento inicial de plântulas. A dessecação preservou a integridade das membranas celulares para os genótipos ‘BAF112’ e ‘BAF55’ quando o herbicida foi aplicado aos 26 DAF. No geral, as sementes dos genótipos crioulos de feijão apresentaram potencial fisiológico superior ao genótipo comercial na integridade de membranas. Os genótipos crioulos, ‘BAF55’ e ‘BAF84’ apresentaram maior produtividade de sementes que o comercial (‘BAF112’). A dessecação pré-colheita possibilitou antecipar a colheita de 16 até 24 dias sem alterar a qualidade e a produtividade de sementes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.