Variação sazonal da concentração de nutrientes em folhas de bananeiras, no Vale do Ribeira-SP
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1367Palavras-chave:
Adubação, Estado nutricional, Banana, Musa sp.Resumo
O Vale do Ribeira, SP, tem como principal atividade agropecuária o cultivo da bananeira, sendo responsável pela maior parte da produção dessa frutífera no estado de São Paulo. O equilíbrio nutricional da planta é um dos fatores mais importantes para que esta consiga completar o ciclo e alcançar alta produtividade. Com o objetivo de avaliar a variação sazonal da concentração foliar de nutrientes em bananeiras cultivadas no Vale do Ribeira-SP, foram utilizados 252 resultados de análise química de nutrientes do tecido vegetal, coletados no período de agosto de 2009 a setembro de 2010, de 18 propriedades representativas na região, dez cultivadas com bananeira do subgrupo Cavendish e oito do subgrupo Prata. A maior variação entre os macronutrientes ocorreu para o K e o S e entre os micronutrientes, principalmente, para o Fe e o B. Em algumas datas da avaliação, houve maior concentração foliar de P, K, Ca e Zn, nas bananeiras do subgrupo Cavendish, enquanto as bananeiras do subgrupo Prata apresentaram maior concentração foliar, principalmente, de Mn, B e N. As condições climáticas, principalmente a chuva, influenciaram as concentrações foliares de nutrientes, com destaque para o K, N, S, B e Fe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Leandro José Grava de Godoy, Stéfano Gongora Goçalo, José Carlos de Mendonça, Adão Bernardo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













