Concentrações de ácido indolbutírico na propagação do umezeiro por alporquia

Autores

  • Edvan Alves Chagas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Pollyana Cardoso Chagas Universidade Federal de Lavras
  • Rafael Pio Universidade Federal de Lavras
  • José Emílio Bettiol Neto Instituto Agronômico

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p1015

Palavras-chave:

Prunus mume sieb & Zucc, Damasqueiro japonês, IBA e porta-enxerto.

Resumo

Alguns trabalhos foram desenvolvidos com o intuito de se propagar o umezeiro por estaquia, porém os resultados não foram animadores. O presente trabalho teve como objetivo verificar a viabilidade da propagação do umezeiro (Prunus mume sieb & Zucc), clone IAC-10, por alporquia. Ramos lenhosos de aproximadamente um ano de idade, localizados na parte mediana da copa, foram utilizados para a confecção dos alporques. Realizou um anel com aproximadamente dois centímetros de largura (suprimindo apenas a casca do ramo), pincelando-se com diferentes concentrações de IBA (0, 1000, 2000, 3000 e 4000 mg L-1), distribuídos em todo o anel com o auxílio de pincel. Os alporques foram envolvidos com esfagno umedecido, como substrato, cobertos e amarrados nas extremidades com plástico transparente. Após 90 dias da realização da alporquia, coletaram-se os seguintes dados biométricos: porcentagem de alporques vivos, enraizados, calejados e número médio de raízes por alporque. De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que o umezeiro pode ser propagado por alporquia, devendo ser utilizado a concentração de 1000 mg L-1 de IBA, a fim de propiciar maior enraizamento e número de raízes por alporque.

Biografia do Autor

Edvan Alves Chagas, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Pesquisador Científico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA CPAFRR. Boa Vista, RR. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq.

Pollyana Cardoso Chagas, Universidade Federal de Lavras

Engº Agrº, Doutoranda do curso de Fitotecnia, Universidade Federal de Lavras, UFLA. Lavras, MG.

Rafael Pio, Universidade Federal de Lavras

Prof. Adjunto do Depto. de Agricultura, UFLA, Lavras, MG. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq.

José Emílio Bettiol Neto, Instituto Agronômico

Pesquisador Científico do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Frutas, Instituto Agronômico, IAC. Jundiaí, SP.

Downloads

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Chagas, E. A., Chagas, P. C., Pio, R., & Bettiol Neto, J. E. (2012). Concentrações de ácido indolbutírico na propagação do umezeiro por alporquia. Semina: Ciências Agrárias, 33(3), 1015–1020. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p1015

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)