Fenologia de espécies nativas com potencial paisagístico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n1p75Palavras-chave:
Fenofases, Floração, Frutificação, Ecossistema de CamposResumo
O presente estudo visou determinar a fenologia de 10 espécies oriundas do ecossistema de Campos no estado do Paraná. São elas: Borreria suaveolens G. Mey.; Crotalaria hilariana Benth.; Cuphea calophylla Cham. & Schltdl.; Desmodium adscendens (Sw) DC.; Desmodium incanum DC.; Hypericum connatum Lam.; Peltodon rugosus Tolmachev; Salvia lachnostachys Benth.; Sida macrodon DC.; Tibouchina gracilis (Bonpl.) Cogn.. O monitoramento de caráter qualitativo, realizado quinzenalmente, teve início no mês de janeiro de 2007. Foram avaliadas características reprodutivas e vegetativas. As variáveis meteorológicas relacionadas com a fenologia foram: temperatura do ar, umidade relativa, precipitação e fotoperíodo. Os resultados mostram que 80% das espécies apresentam término do período de floração entre os meses de abril e maio. Apenas Cuphea calophylla apresentou floração durante todo o tempo observado. Nos meses de maio e junho ocorreu a maior dispersão de sementes. As variáveis temperatura, fotoperíodo e precipitação apresentaram as melhores relações com as fenofases das plantas, com destaque para a temperatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.