Fenologia de espécies nativas com potencial paisagístico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n1p75Palavras-chave:
Fenofases, Floração, Frutificação, Ecossistema de CamposResumo
O presente estudo visou determinar a fenologia de 10 espécies oriundas do ecossistema de Campos no estado do Paraná. São elas: Borreria suaveolens G. Mey.; Crotalaria hilariana Benth.; Cuphea calophylla Cham. & Schltdl.; Desmodium adscendens (Sw) DC.; Desmodium incanum DC.; Hypericum connatum Lam.; Peltodon rugosus Tolmachev; Salvia lachnostachys Benth.; Sida macrodon DC.; Tibouchina gracilis (Bonpl.) Cogn.. O monitoramento de caráter qualitativo, realizado quinzenalmente, teve início no mês de janeiro de 2007. Foram avaliadas características reprodutivas e vegetativas. As variáveis meteorológicas relacionadas com a fenologia foram: temperatura do ar, umidade relativa, precipitação e fotoperíodo. Os resultados mostram que 80% das espécies apresentam término do período de floração entre os meses de abril e maio. Apenas Cuphea calophylla apresentou floração durante todo o tempo observado. Nos meses de maio e junho ocorreu a maior dispersão de sementes. As variáveis temperatura, fotoperíodo e precipitação apresentaram as melhores relações com as fenofases das plantas, com destaque para a temperatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Angeline Martini, Daniela Biondi, Antonio Carlos Batista, Camila Maria Natal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













