Influência do processo inflamatório induzido pelo BCG na evolução do tumor de Ehrlich
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1994v15n1p8Palavras-chave:
Inflamação, Neoplasia, Tumor de Ehrlich, BCG.Resumo
Analisou-se a influência do processo inflamatório induzido experimentalmente pela inoculação do BCG na regressão do tumor de Ehrlich na forma sólida. O modelo experimental estabelecido consistiu na inoculação do BCG por via intralesional em coxim plantar de camundongos. O tumor foi induzido pela inoculação de 0,05ml de suspensão contendo aproximadamente 2,5 x 166 células tumorais no coxim plantar direito. Demonstrou-se que nos tempos imediatos à administração do BCG ocorreram alterações no desenvolvimento da massa tumoral detectadas tanto através da mensuração paquimétrica do diâmetro do coxim plantar como através da histopatologia. Contudo, não se observou significância a nível de 5% quando analisados pelo teste T de Student. Com a evolução do processo ocorreu um restabelecimento tumoral, indicando que apesar de interferir com o crescimento e evolução da neoplasia, o tratamento com o BCG intralesional não promoveu a regressão total do tumor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1994 Ana Paula Frederico Rodrigues Loureiro Bracarense, Idêrcio Luiz Sinhorini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













