Septicemia por Salmonella sp em capivara (Hydrochaeris hydrochaeris)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1995v16n1p153Palavras-chave:
Capivara, Hydrochaeris hidrochaeris, Salmoneiose, Septicemia, Salmonella sp.Resumo
Nos últimos anos o estudo das afecções que podem acometer os animais silvestres têm merecido destaque. Com o objetivo de contribuir e acrescentar informações sobre o assunto à literatura existente, relata-se um caso de septicemia por Salmonella sp em capivara (Hydrochaeris hydrochaeris), fêmea, adulta, encaminhada ao Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Universidade Estadual Paulista / Botucatu, para exame necroscópico com histórico prévio de captura há 45 dias, manutenção em cativeiro sob condições de "stress" e morte súbita. À necroscopia observaram-se escoriações nas extremidades dos membros posteriores; gastrite ulcerativa; enterite catarro-hemorrágica e congestão generalizada, principalmente nos pulmões, fígado e sistema nervoso central. A partir de material coletado do cérebro, fígado e pulmões isolou-se, por cultivo e inoculação em camundongos, colônia pura e exuberante de Salmonella sp.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1995 Ênio Pedone Bandarra, Carla Adriene Da Silva, Helio Langoni, Wilson Uieda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













