Características de carcaça e componentes não-carcaça de tourinhos ½ Purunã x ½ Canchim alimentados com rações contendo três teores de concentrado

Autores

  • Leandro Bren Universidade Federal do Paraná
  • Paulo Rossi Junior Universidade Federal do Paraná
  • José Luis Moletta Instituto Agronômico do Paraná
  • Eduardo Michelon do Nascimento Universidade Federal do Paraná
  • Sergio Rodrigo Fernandes Universidade Federal do Paraná
  • Miguel Henrique de Almeida Santana Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n6p2727

Palavras-chave:

Bovinos de corte, Confinamento, Peso ao abate, Peso de carcaça quente, Temperatura pós-resfriamento.

Resumo

A melhoria da qualidade e do aporte energético da ração proporciona alto desempenho aos bovinos confinados, resultando em elevado peso ao abate, melhor qualidade da carcaça e alto rendimento dos componentes não-carcaça. Objetivou-se com este estudo avaliar a influência do aumento do teor de concentrado da ração nas características de carcaça e no peso de componentes não-carcaça de tourinhos terminados em confinamento. Foram utilizados 18 tourinhos mestiços ½ Purunã x ½ Canchim, que iniciaram o experimento com 278 kg de peso corporal (PC) e 12 meses de idade, em média. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com três tratamentos e seis repetições, em que os tratamentos foram os teores de 0,71; 0,97 e 1,24% PC dia-1 de concentrado na ração, em base de matéria seca (MS). A silagem de milho foi utilizada como volumoso e fornecida à vontade durante o experimento. Os animais permaneceram confinados por 168 dias e foram abatidos com 17 meses de idade. Houve efeito linear dos teores de concentrado no peso ao abate (PA) e no peso de carcaça quente (PCQ), que aumentaram de 433 para 485 kg, e de 248 para 280 kg entre os teores de 0,71 e 1,24% PC em MS dia-1 de concentrado. Isso correspondeu ao aumento de 9,87 kg no PA e de 6,16 kg no PCQ dos tourinhos a cada 0,10% PC em MS dia-1 de concentrado adicionado à ração. O rendimento de carcaça quente, a área de olho de lombo, a espessura de gordura subcutânea e as proporções de osso, músculo e gordura da carcaça não foram influenciados pelos teores de concentrado, apresentando valores médios de 57,3%, 79,6 cm2, 3,20 mm, 14,88%, 65,21% e 20,67%, respectivamente. Houve efeito linear dos teores de concentrado na temperatura da carcaça após o resfriamento, que aumentou de 8,1 para 9,0 ºC entre os teores de 0,71 e 1,24% PC em MS dia-1 de concentrado. Registrou-se aumento de 0,16 ºC na temperatura pós-resfriamento da carcaça a cada 0,10% PC em MS dia-1 de concentrado adicionado à ração. O peso dos órgãos internos e a deposição de gordura perirrenal e interna não foram influenciados pelos teores de concentrado. A inclusão de 1,24% PC em MS dia-1 de concentrado na ração é indicado para a obtenção de alto PA e alto PCQ em tourinhos. No entanto, abaixo deste teor de concentrado a composição tecidual da carcaça e o peso dos componentes não-carcaça não são alterados.

Biografia do Autor

Leandro Bren, Universidade Federal do Paraná

M.e em Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Setor de Ciências Agrárias, SCA, Curitiba, PR, Brasil.

Paulo Rossi Junior, Universidade Federal do Paraná

Prof., Departamento de Zootecnia, UFPR, SCA, Curitiba, PR, Brasil.

José Luis Moletta, Instituto Agronômico do Paraná

Pesquisador, Instituto Agronômico do Paraná, IAPAR, Estação Experimental Fazenda Modelo, EEFM, Ponta Grossa, PR, Brasil.

Eduardo Michelon do Nascimento, Universidade Federal do Paraná

M.e em Ciência Animal, UFPR, Setor Palotina, Palotina, PR, Brasil.

Sergio Rodrigo Fernandes, Universidade Federal do Paraná

Pós-Doutorando, Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, PPGCA, UFPR, Setor Palotina, Palotina, PR, Brasil.

Miguel Henrique de Almeida Santana, Universidade de São Paulo

Dr. em Zootecnia, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, FZEA, Universidade de São Paulo, USP, Pirassununga, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Bren, L., Rossi Junior, P., Moletta, J. L., Nascimento, E. M. do, Fernandes, S. R., & Santana, M. H. de A. (2018). Características de carcaça e componentes não-carcaça de tourinhos ½ Purunã x ½ Canchim alimentados com rações contendo três teores de concentrado. Semina: Ciências Agrárias, 39(6), 2727–2740. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n6p2727

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.