Atividade anti-helmíntica do fruto da Melia azedarach em cordeiros naturalmente infectados com nematódeos gastrintestinais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n4p881Palavras-chave:
Melia azedarach, Fitoterapia, Verminose, Cordeiros.Resumo
Objetivou-se neste trabalho avaliar a atividade anti-helmíntica dos frutos secos e moídos da planta Melia azedarach, em cordeiros naturalmente infectados com nematódeos gastrintestinais. Utilizou-se 24 cordeiros, com 90 dias de idade, machos, mestiços Ile de France x Corridale, os quais foram divididos em 3 grupos de oito animais cada, sendo: grupo 1, medicado com 5mg.Kg-1 em dose única, de albendazole pela via oral (V.O); grupo 2, com 2g.Kg-1 (V.O), em dose única, do fruto do cinamomo (Melia azedarach) e o grupo 3, controle, não recebeu nenhum tipo de tratamento. Os resultados encontrados demonstraram que o grupo tratado com albendazole foi o que apresentou melhor eficácia 51.96%, seguido do grupo tratado com frutos de cinamomo o qual apresentou eficácia de 33.21%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Margarete Kimie Falbo, Itacir Eloi Sandini, Helcya Mime Ishiy, Jorge Luis Fávaro, Carlos Eduardo dos Santos, Sinthia Bastos, Daniel Rodigheri, Daniela Guzzo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













