Variáveis ruminais em novilhos alimentados com feno de Tifton 85 com diferentes tamanhos de partículas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n1p243Palavras-chave:
Fermentação, Nitrogênio amoniacal, PH, Ruminantes.Resumo
As concentrações de nitrogênio amoniacal (N-NH3) e pH foram determinadas objetivando avaliar o efeito de diferentes tamanhos de partículas de feno de Tifton 85 (5, 7, 10mm e inteiro) na dieta de novilhos holandeses, castrados, com peso vivo médio de 300kg e idade média de 20 meses. As determinações das concentrações de amônia ruminal (N-NH3) e o pH foram analisadas em delineamento inteiramente casualizado, em esquema de parcela subdivididas, tendo nas parcelas os tratamentos experimentais (5, 7, 10mm e feno inteiro) e nas sub-parcelas os tempos de coleta (0, 2, 4, 6, 8h), com quatro repetições. A utilização de dietas constituídas com tamanhos de 5mm e partícula inteira não afetaram o pH ruminal (P>0,05), registrando-se valores médios de pH 6,14 e 6,61, respectivamente. Verificou-se redução linear no pH ruminal dos novilhos alimentados com a dieta constituída com partícula de 10mm e constatou-se efeito quadrático para a dieta constituída com tamanho de partícula de feno de Tifton 7mm, apresentando pH mínimo de 5,39 a 8:00 horas após o fornecimento da alimentação. As concentrações de N-NH3 foram influenciadas quadraticamente pelos tempos de coleta, registrando concentrações máximas, de 15,55; 15,83; 18,32; 12,00mg/100mL de N-NH3 às 4:28; 3:58; 2:99 e 2:80 horas após alimentação, para as dietas constituídas de feno de Tifton 85 inteiro, picado em 5mm, 7mm e 10mm, respectivamente. Concluiu-se que todas as dietas permitiram padrões nictemerais normais de fermentação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Elzânia Sales Pereira, Ivone Yurika Mizubuti, Arturo Bernardo Selaive Villarroel, Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, Patrícia Guimarães Pimentel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













