Parâmetros da incubação e componentes dos ovos de codornas japonesas para corte (Coturnix japonica) submetidos à estocagem em baixas temperaturas (7,5 ± 1 ºC)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n1p233Palavras-chave:
Eclodibilidade, Coturnicultura, Peso ao nascer.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da estocagem em baixa temperatura (7,5±1 ºC) sobre os parâmetros de incubação e proporção dos componentes de ovos de codornas japonesas para corte. Foram realizadas coletas de ovos de codornas japonesas (Coturnix japonica) durante 22 dias consecutivos, obtendo-se um total de 440 ovos. Estes foram identificados individualmente e pesados. Os ovos foram submetidos a diferentes períodos de estocagem, variando de zero até vinte dias. Os ovos foram estocados em um refrigerador doméstico (7,5±1 ºC e 50% umidade relativa) após a coleta diária. Após a estocagem, os ovos foram incubados a 37,5ºC com 60%UR e viragem automática a cada meia hora. Os pintinhos nascidos foram pesados individualmente. Os resultados demonstraram que a eclodibilidade foi satisfatória em todos os grupos, sendo a eclodibilidade mais baixa nos ovos estocados por 20 dias (60%). A perda de peso dos ovos aumentou de acordo com o aumento dos dias de estocagem com valor máximo de 3,4% nos ovos do 20º dia. Não foi encontrada relação entre o tempo de estocagem e a perda de peso na incubação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.