Estudo goniométrico de caprinos Saanen jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p3077Palavras-chave:
Flexão, Extensão, Goniometria, Jovem, Adulto, Cabras.Resumo
Por meio do método goniométrico é possível tomar medidas de extensão e de flexão, abdução e adução de uma articulação sinovial. O objetivo deste estudo foi comparar os dados goniométricos dos membros torácicos e pélvicos de cabras da raça Saanen em diferentes idades quando submetidos a movimentos de extensão e flexão. Para tanto, foram utilizadas 10 cabras de seis meses de idade e 15 de três anos para medir os ângulos de flexão e extensão das articulações do ombro, cotovelo e carpo, bem como das articulações da coxa, joelho e do tarso com a utilização de um goniômetro universal. A amplitude de movimento foi reduzida em animais adultos em todas as articulações, mas estatisticamente significativa no ombro, cotovelo, joelho e tarso. Durante as medições verificou-se que o volume maior do músculo de animais adultos influenciou a capacidade de flexão dos membros, estatisticamente mostrado em todas as articulações estudadas. Por outro lado, os animais jovens atingiram flexão mais completa, com ângulos menores do que em adultos. Portanto, houve diferenças entre as idades estatisticamente significativas nos valores goniométricos dos membros torácicos e pélvicos quando esses foram submetidos a movimentos de flexão e extensão. Confirma-se, pois, que a idade interfere nos valores goniométricos das articulações sinoviais dos animais da raça Saanen e esses dados poderão ser utilizados na avaliação articular de caprinos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.