Fatores de risco associados à leptospirose em cães do município de Londrina-PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n1p27Palavras-chave:
Leptospirose, Cão, Fator de risco, Diagnóstico, Sorologia.Resumo
A leptospirose é uma zoonose reemergente associada ao convívio próximo entre o cão e o homem. É importante determinar se os fatores de risco da leptospirose canina são semelhantes aos do homem, ou são variáveis exclusivas ao hábito e manejo da espécie. Os objetivos deste trabalho foram identificar variáveis individuais e ambientais, associadas a maior freqüência de cães soropositivos para leptospira, atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina. Foram estudados 160 cães de ambos os sexos e não vacinados contra leptospirose, entre março de 1997 e abril de 1998. Todos os animais foram submetidos à prova de aglutinação microscópica e ao exame direto da urina. Para cada um deles foi utilizado um questionário epidemiológico que procurou investigar variáveis que poderiam estar associadas a essa infecção. Os resultados obtidos foram submetidos ao teste c2. Foram detectados títulos de anticorpos ³100 em 40 cães, sendo em maior freqüência contra o sorovar pyrogenes (45,00%) e 24 animais foram positivos no exame direto da urina. A análise das variáveis apontou como fator de risco para a leptospirose canina,o hábito de caçar roedor (OR=4,22; 1,89£IC95%£9,50), a presença de áreas alagadiças próximas às residências (OR=2,86; 1,32£IC95%£6,22) e o acesso à rua (OR=2,57; 1,19£IC95%£5,59). Os resultados servem como alerta em relação a possibilidade de exposição humana a alguns fatores de risco para a leptospirose a que estão expostos estes cães.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Adriana Martins Vieira Querino, Ádina Cléia Botazzo Delbem, Rosângela Claret de Oliveira, Francielle Gibson da Silva, Ernst Eckehardt Müller, Roberta Lemos Freire, Julio Cesar de Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













