Possibilidade de implementação de um programa de análise de perigo e pontos críticos de controle (APPCC) na preparação de salada de alface no restaurante universitário da Universidade Estadual de Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2001v22n2p185Palavras-chave:
Segurança alimentar, Salada de alface, APPCC, Restaurante universitário.Resumo
Foi desenvolvida uma avaliação sobre a possibilidade de implementar um programa de um sistema de Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle - APPCC, visando assegurar a inocuidade de hortaliças servidas como salada crua no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual de Londrina, tomando-se como exemplo, a salada de alface. Avaliados os procedimentos das Boas Práticas de Fabricação, foi verificado que o RU apresentou boa parte dos requisitos necessários para que seja implantado o sistema APPCC. Foram listados os perigos químicos, físicos e biológicos para cada etapa da produção de salada de alface. Como pontos críticos de controle foram identificadas as etapas de recebimento (PCC químico), lavagem (PCC físico) e desinfecção (PCC biológico) e estabelecidas as medidas preventivas e de monitoramento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Simone Palma Favaro, Rosicler Balduino Nogueira, Clarice Fujiko Yonemitsu, Massami Shimokomaki

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













