Detecção de anticorpos contra Neospora caninum e Toxoplasma gondii em soros de bubalinos ( Bubalus bubalis) no Estado de São Paulo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2001v22n1p39Palavras-chave:
Bubalus bubalis, Neospora caninum, Toxoplasma gondii, RIFI.Resumo
Bubalinos são susceptíveis à infecção por Neospora caninum e Toxoplasma gondii, contribuindo assim para a disseminação destes protozoários na natureza. A ocorrência de anticorpos foi investigada em soro sangüíneo de bubalinos, utilizando-se a técnica de imunofluorescência indireta (IFI). Foram avaliados os fatores raça e idade dos búfalos, e também pesquisada a presença de anticorpos contra os dois parasitos em cães e humanos de convívio estreito com os bubalinos. Amostras de soros foram colhidas de búfalos (n=411), cães (n=8) e humanos (n=14), oriundos de propriedades com características leiteiras e examinadas em laboratório. Dentre os soros de bubalinos testados, 56,0% foram reagentes (> 1:200) para N. caninum e 49,9% reagiram (> 1:64) contra T. gondii. ostraram-se reagentes aos dois protozoários 33,9% dos búfalos. Dos soros de cães 25,0% reagiram ao N. caninum (> 1:50) e 62,5% contra o T. gondii (> 1:16). Nenhum soro humano mostrou-se reagente em níveis considerados positivos (> 100) pela literatura revisada. As fêmeas, entre 5 e 6 anos de idade, apresentaram maior percentual de sororreagentes a T. gondii. Os resultados obtidos permitem inferir que tanto o Neospora caninum quanto o Toxoplasma gondii encontramse bastante disseminados entre os rebanhos investigados e que aparentemente a raça e a idade das fêmeas não interferiram na freqüência de indivíduos sororreagentes ao N. caninum.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2001 Luciano Melo de Souza, Adjair Antonio do Nascimento, Patricia Iriê Furuta, Lúcia Mara Souza Basso, Daniela Miyasaka da Silveira, Alvimar José da Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













