Efeito da redução da dose de pFSH na produção in vivo de embriões em ovelhas Dorper
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6Supl2p4215Palavras-chave:
MOTE, Ovelhas, pFSH, Reprodução, Superovulação.Resumo
Com o objetivo de avaliar o efeito da redução de pFSH na produção in vivo de embriões de ovelhas da raça Dorper exploradas no semiárido do Nordeste do Brasil, 40 fêmeas ovinas foram distribuídas em dois grupos com 20 animais, os quais receberam um CIDR intravaginal por 14 dias e dois dias antes da remoção do dispositivo receberam um tratamento superovulatório proposto: grupo FSH200 onde as ovelhas receberam 200 mg de pFSH, enquanto o grupo FSH128 totalizou 128 mg em doses decrescentes intervaladas por 12 horas. Doze horas após o final do tratamento, foi realizada a detecção de estro, a cada quatro horas, utilizando dois carneiros Dorper, de fertilidade comprovada. As ovelhas foram cobertas no início do estro e 24 horas depois. Sete dias após a retirada do dispositivo intravaginal, foi realizada a avaliação da resposta superovulatória e a colheita de embriões pelo método de laparotomia. O lavado recuperado foi submetido à procura de embriões em estereomicroscópio e classificados de acordo com sua qualidade. Para comparação dos diversos parâmetros, foi utilizada a Análise de Variância (ANOVA), seguida da realização do teste LSD. Os dados expressos em porcentagem foram submetidos ao Teste de Qui-quadrado. A taxa de ovulação foi superior no grupo FSH200 com 16,3 ± 0,3 corpos lúteos (CL) quando comparado ao grupo FSH128 com de 11,3 ± 0,3 CL (P<0,05). Entretanto, foi verificada uma maior taxa de fecundação (83,6% vs. 62,4%) e uma maior taxa de embriões transferíveis (86,0% vs. 71,6%) e congeláveis (67,9% vs. 40,8%) no grupo FSH 128 quando comparado ao grupo que recebeu 200 mg. Além disso, não foi observada qualquer diferença significativa entre os grupos experimentais, para os demais parâmetros avaliados demonstrando que a redução da dose de pFSH promove maior produção de embriões congeláveis e transferíveis em ovinos Dorper submetidos à MOTE.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.