Cinética de degradação ruminal de silagens de Brachiaria decumbens com diferentes aditivos nitrogenados
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl2p4093Palavras-chave:
Conservação de forragem, Gramínea, Uréia, Valor nutricional.Resumo
Objetivou-se avaliar teores de aditivo nitrogenado Silogen® pasto sobre a degradabilidade ruminal in vitro por meio de produção de gases em silagens de Brachiaria decumbens. O aditivo nitrogenado continha cepas bacterianas (Bacillus subtilis, Lactobacillus curvatus, Lactobacillus plantarum e Pedicoccus acidilactici) e mínimo de nitrogênio de 360 g/kg. Os teores avaliados foram: 0,0; 1,0; 1,5; 2,0 e 2,5%. No fracionamento, foram calculados os carboidratos totais (CT), carboidratos não fibrosos (CNF), as frações solúvel e rapidamente degradável (A+B1), potencialmente degradável (B2) e não degradável (C). Os parâmetros cinéticos dos CF e CNFforam estimados a partir da técnica de produção de gases in vitro. Os dados foram analisados por meio de análise de variância à 5%. Os teores de aditivo não influenciaram os CT e fração A+B1. Os teores de aditivo nitrogenado influenciaram os CNF, frações B2 e C. A fraçao de CNF apresentou menor teor (22,0%) com 2,0% de aditivo. Os menores teores de aditivo nitrogenado (0; 1,0 e 1,5%) resultaram em maiores valores das frações B2 (média 40,2%) e menores valores para a fração C (média 20,0%). Não houve diferença para o volume de gases dos CNF (média 86,73 mL) e volume final dos gases produzidos (média 195,79 mL). Houve influência dos aditivos nitrogenados para o tempo de colonização, sendo o menor tempo de 3,89 h para 1,0%. O volume de gases dos CF foi influenciado pelos teores de aditivos nitrogenados com maiores valores para 0% de 1,0%, sendo 114,74 e 115,09 mL, respectivamente. As taxas de degradação dos CFN e CF também foram influenciadas pelos teores de aditivos nitrogenados, onde apresentou-se maiores taxas para os níveis de 2,0 e 2,5%. Conclui-se, que os níveis menores de aditivos até 1,5% promoveram a redução da fração C e aumento da B2, e uma maior produção de volume de gases dos carboidratos fibrosos nestas silagens, demonstrando melhor valor nutricional nestas silagens.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Odimári Pricila Pires do Prado, Valter Harry Bumbieris Júnior, Anderson Rogério Floriano, Paula Franciele da Silva Abreu, Ivone Yurika Mizubuti, Edson Luis de Azambuja Ribeiro, Fernando Luiz Massaro Junior, Eduardo Lucas Terra Peixoto, Leandro das Dores Ferreira da Silva, Marco Aurélio Alves de Freitas Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













