Ocorrência de aflatoxina M1 em leite bovino comercializado no estado do Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p371Palavras-chave:
Aflatoxina M1, Micotoxinas, Ensaio imunoenzimático, Leite bovino.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a presença de aflatoxina M1 em 82 amostras de leite bovino pasteurizado, coletadas no período de março/2010 a maio/2011 em 11 municípios do Estado do Paraná, Brasil. A metodologia analítica utilizada foi o ensaio imunoenzimático empregada para determinar qualitativamente a presença de AFM1 (limite de detecção = 0,05 ?g.kg-1). AFM1 não foi detectada em nenhuma das amostras avaliadas. Apesar dos resultados satisfatórios, se faz necessário a realização de uma vigilância ativa desta micotoxina, a fim de proporcionar segurança, qualidade e integridade a saúde humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Aline Lopes Santos, Erika Bando, Miguel Machinski Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













