Sistema de alarme ótimo aplicado na ferrugem do café
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n2p647Palavras-chave:
Ferrugem, Inferência bayesiana, Modelo TARSO, Limiar.Resumo
Os sistemas de alarme ótimos têm tido grande utilidade na detecção e advertência de ocorrência de catástrofes. Essa metodologia foi aplicada via modelo TARSO com ajuste bayesiano, servindo como mais um mecanismo de previsão para a doença ferrugem do café. A cultura cafeeira é muito suscetível ao ataque dessa doença, existindo registros de incidência na maioria das lavouras cultivadas. Pesquisas envolvendo esse fator limitante para a produção são intensas e frequentes, indicando os fatores ambientais como responsáveis pelo alastramento de epidemias, que não ocorrem se esses fatores não forem favoráveis. O tipo de ajuste utilizado por meio das probabilidades a posteriori, permitem que o sistema seja atualizado a cada ponto do tempo. A metodologia foi aplicada à série de índice de ferrugem na presença da série de temperatura média sendo possível verificar que o alarme resultou em uma detecção de catástrofe alta em pontos nos quais a catástrofe ainda não ocorreu e em detecções baixas se o ponto já estava no estado de catástrofe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Luciene Resende Gonçalves, Thelma Sáfadi, Anderson Castro Soares de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













