Detecção de anticorpos anti-Rickettsia spp. em cães e equinos no estado de Mato Grosso, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl2p3755Palavras-chave:
Equinos e cães, Reação de imunofluorescência indireta, Soroprevalência, Rickettsia spp., Mato Grosso.Resumo
Este estudo avaliou a infecção causada por Rickettsia spp. em cães e equinos no Estado de Mato Grosso . Um total de 384 cães e 460 equinos foi testado pela reação de imunofluorescência indireta (RIFI) para Rickettsia rickettsii, Rickettsia parkeri, Rickettsia amblyommii, Rickettsia rhipicephali e Rickettsia bellii. No total, 3,12 % (12/384) dos cães foram soros reagentes para pelo menos uma espécie de Rickettsia. Um total de sete (1,82 %) soros caninos apresentaram títulos para R. bellii, pelo menos 4 vezes maior do para qualquer um dos outros antígenos de riquétsia, permitindo considerar que estes cães foram infectados por R. bellii. Nos equinos, 273 (59,34 %) foram positivos para pelo menos um antígeno testado, e os maiores títulos finais anti-Rickettsia spp. foram observados para R. amblyommii, sugerindo reações homólogas a este agente ou um organismo intimamente relacionado. Os resultados mostraram que os cães estão sob baixa exposição a carrapatos infectados com riquétsias do grupo da febre maculosa, indicando baixo risco de infecção humana por esses agentes. No entanto, R. amblyommii está amplamente distribuída no Estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.