Consumo, digestibilidade e balanço de nitrogênio de cordeiros alimentados com alto teor de amido ou fibra solúvel em detergente neutro associados ao óleo de girassol
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p457Palavras-chave:
Carboidratos solúveis em detergente neutro, Digestão, Milho, Polpa cítrica, Ovinos.Resumo
Objetivou-se avaliar os possíveis efeitos da adição de óleo de girassol em dietas contendo diferentes fontes de carboidratos sobre o consumo, a digestibilidade aparente dos nutrientes e o balanço de nitrogênio em cordeiros. Foram utilizados 20 cordeiros distribuídos em delineamento inteiramente ao acaso, em esquema fatorial 2 x 2, com duas fontes de carboidratos solúveis em detergente neutro (amido e fibra solúvel em detergente neutro), com e sem a inclusão de 4,2% de óleo de girassol. A ingestão de matéria seca, matéria orgânica, proteína bruta e fibra em detergente neutro não foi alterada pela fonte de carboidrato e pela inclusão de óleo. As dietas com alto percentual de amido proporcionaram maior digestibilidade da matéria seca, amido e extrato etéreo. As diferentes fontes de carboidratos não influenciaram as digestibilidades da matéria orgânica, proteína bruta, fibra solúvel em detergente neutro, carboidratos não fibrosos, fibra em detergente neutro, hemiceluloses e fibra em detergente ácido. A inclusão de óleo às dietas aumentou a digestibilidade do extrato etéreo. A associação de 4,2% de óleo a dieta com alto teor de fibra solúvel em detergente neutro não teve influência sobre a digestibilidade dos nutrientes, por outro lado, a adição de óleo à dieta com alto amido promoveu redução significativa na digestibilidade da matéria orgânica, da fibra em detergente neutro, das hemiceluloses e dos carboidratos não fibrosos. As quantidades de nitrogênio ingerido, retido e absorvido não diferiram quanto às fontes de carboidratos e inclusão de óleo às dietas. A associação de 4,2% de óleo de girassol as diferentes fontes de carboidratos da dieta não afeta o consumo e o metabolismo do nitrogênio nos cordeiros. A adição de 4,2% de óleo à dieta com alto amido (28 % da MS da dieta) promove redução na digestibilidade da matéria orgânica, dos carboidratos fibrosos e não fibrosos da dieta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Eliane da Silva Morgado, Jane Maria Bertocco Ezequiel, Leandro Galzerano, Viviane Correa Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













