Seletividade de produtos alternativos a Telenomus podisi Ashmead (Hymenoptera: Scelionidae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3295Palavras-chave:
Euschistus heros, Organismos não-alvos, Parasitoides.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de produtos alternativos sobre o parasitoide de ovos Telenomus podisi (Ashmead) (Hymenoptera: Scelionidae). Os produtos utilizados foram Óleo de Gerânio, Natualho®, Pironat®, Rotenat®, Natuneem® e Compostonat, na concentração recomendada pelo fabricante. Foram pulverizados 0,2 mL das caldas sobre cartelas contendo 25 ovos de Euschistus heros (Fabricius) (Hemiptera: Pentatomidae) e, como testemunha água destilada esterilizada. Para o teste com chance de escolha, uma fêmea de T. podisi foi confinada em tubo de vidro, com duas cartelas contendo ovos de E. heros, sendo uma pulverizada com o tratamento e a outra com água destilada esterilizada. No teste sem chance de escolha, uma fêmea de T. podisi foi confinada em um tubo de vidro contendo uma cartela de ovos de E. heros, por um período de 24 h, sendo a cartela pulverizada com o produto previamente ou posteriormente ao parasitismo. Em ambos os experimentos avaliou-se a porcentagem de parasitismo, porcentagem de emergência de adulto dos parasitoides, período ovo-adulto e razão sexual. No teste com chance de escolha, os produtos Compostonat, Natualho® e Óleo de Gerânio reduziram significativamente a taxa de parasitismo. Redução semelhante também foi observada no teste sem chance de escolha para Natualho® e Óleo de Gerânio no pré e pós-parasitismo. No pré-parasitismo Compostonat e Óleo de Gerânio reduziram a emergência e, o período ovo-adulto foi afetado por Natualho®. No pósparasitismo verificou-se redução no número de ovos com sinal de parasitismo quando pulverizado o produto Rotenat®. A razão sexual dos adultos emergidos foi reduzida por Natualho® e Óleo de Gerânio. Natuneem® foi o único produto seletivo a T. podisi em todos os parâmetros avaliados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.