Opinião dos agricultores sobre o uso e manejo do solo e sua relação com o retorno da erosão em sistemas de plantio direto
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n6p2843Palavras-chave:
Degradação do solo, Manejo do solo, Cobertura do solo, Terraço agrícola.Resumo
O sistema plantio direto (SPD), até então considerado um manejo eficiente no controle da erosão, tem apresentado aumento gradativo da perda de solo. Assim, o estudo teve por objetivo levantar e entender as prováveis causas do retorno da erosão em áreas sob SPD, em propriedades rurais de três municípios do norte paranaense. Para tal, foi aplicado um questionário para o levantamento de informações referentes ao manejo do solo e uso do terraço agrícola. O levantamento de dados foi realizado com 145 proprietários de terras e usuários do SPD, selecionados junto à extensão rural e cooperativas agrícolas. Os resultados permitiram concluir que o retorno da erosão se deve a ausência de rotação de culturas em prol de uma repetitividade ano a ano da mesma espécie vegetal (soja precoce/milho segunda safra ou trigo); do revolvimento do solo para descompactação da camada superficial; da eliminação dos terraços agrícolas e consequente plantio em desnível.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.