Influência do diâmetro de estacas no enraizamento de Tecoma stans (L.) Juss. ex Kunth
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n2p277Palavras-chave:
Amarelinho, Estaquia caulinar, Estaca lenhosa, Espécie invasora.Resumo
Tecoma stans (L.) Juss. ex Kunth (Bignoniaceae), árvore nativa das Américas e Antilhas, foi introduzida no Brasil para fins ornamentais e tornou-se uma espécie invasora de áreas degradadas e pastagens na região sul. No Estado do Paraná é considerada uma planta invasora nociva, proibida a sua entrada, o plantio, o transporte, a produção e o comércio de mudas, sementes, pedaços de caules e raízes. O trabalho teve como objetivo comprovar o potencial de enraizamento de estacas caulinares lenhosas de Tecoma stans com diferentes diâmetros de espessura. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado com três tratamentos: T1 = diâmetro da estaca de 0,60 – 0,80 cm; T2 = diâmetro da estaca de 0,81 – 1,00 cm e T3 = diâmetro da estaca de 1,01 – 1,20 cm. As variáveis analisadas foram: percentagem de estacas enraizadas, número de brotações por estaca, comprimento das brotações (cm), percentagem de estacas com presença de mais de 10 raízes e comprimento das 3 maiores raízes por estaca (cm). Todas as estacas apresentaram 100% de enraizamento. Os tratamentos T2 e T3 diferiram estatisticamente do tratamento T1 para o comprimento das brotações, enquanto o T2 diferiu dos demais para o comprimento das raízes. A facilidade desta espécie em propagar-se vegetativamente reforça e comprova a sua característica invasora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.