Influência do diâmetro de estacas no enraizamento de Tecoma stans (L.) Juss. ex Kunth
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n2p277Palavras-chave:
Amarelinho, Estaquia caulinar, Estaca lenhosa, Espécie invasora.Resumo
Tecoma stans (L.) Juss. ex Kunth (Bignoniaceae), árvore nativa das Américas e Antilhas, foi introduzida no Brasil para fins ornamentais e tornou-se uma espécie invasora de áreas degradadas e pastagens na região sul. No Estado do Paraná é considerada uma planta invasora nociva, proibida a sua entrada, o plantio, o transporte, a produção e o comércio de mudas, sementes, pedaços de caules e raízes. O trabalho teve como objetivo comprovar o potencial de enraizamento de estacas caulinares lenhosas de Tecoma stans com diferentes diâmetros de espessura. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado com três tratamentos: T1 = diâmetro da estaca de 0,60 - 0,80 cm; T2 = diâmetro da estaca de 0,81 - 1,00 cm e T3 = diâmetro da estaca de 1,01 - 1,20 cm. As variáveis analisadas foram: percentagem de estacas enraizadas, número de brotações por estaca, comprimento das brotações (cm), percentagem de estacas com presença de mais de 10 raízes e comprimento das 3 maiores raízes por estaca (cm). Todas as estacas apresentaram 100% de enraizamento. Os tratamentos T2 e T3 diferiram estatisticamente do tratamento T1 para o comprimento das brotações, enquanto o T2 diferiu dos demais para o comprimento das raízes. A facilidade desta espécie em propagar-se vegetativamente reforça e comprova a sua característica invasora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Daniela Biondi, Edgard Alfredo Bredow, Luciana Leal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













